Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Olimpíada sustentável17/03/2015

Senai é vencedor do Prêmio Expressão de Ecologia

O Senai é um dos premiados do 22º Prêmio Expressão de Ecologia. Com o projeto “Evento Mais Sustentável – Olimpíada do Conhecimento 2014”, que diminuiu os impactos ambientais na última edição da Olimpíada, realizada em Belo Horizonte no ano passado, a instituição foi eleita campeã da categoria Tecnologias Socioambientais. A cerimônia de premiação será realizada no dia 14 de agosto, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2015, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.

A Olimpíada contou com um Espaço de Sustentabilidade, que foi coordenado pelo Senai no Paraná. Nele se concentraram todas as ações de meio ambiente, como a destinação correta dos resíduos e o inventário de emissões de gases do efeito estufa. Essa é a primeira edição nacional a ter uma política de sustentabilidade, baseada na ISO 20121 – norma internacional de gestão para reduzir e eliminar os impactos negativos de grandes eventos, criada para as Olimpíadas de Londres em 2012.

Durante o evento foram realizadas ações como o inventário e neutralização das emissões de gases do efeito estufa, gerenciamento de resíduos sólidos, aproveitamento de materiais e monitoramento de indicadores de sustentabilidade. Segundo Elcio Herbst e Marcos Thiesen, consultores de meio ambiente do Senai na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), para neutralizar as 2,3 mil toneladas de dióxido de carbono produzidas desde o planejamento até o último dia do evento, foram plantadas 16,5 mil árvores. “Plantamos mudas de espécies nativas em Minas Gerais. Além do plantio de árvores, outras ações contemplaram esse planejamento, como o aproveitamento dos resíduos recicláveis, do lixo orgânico, entre outras”, explica Herbst.

O Senai firmou parceria com a Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis (Asmare), que ficou responsável com os resíduos recicláveis. “Ao todo, foram produzidas 482 toneladas de resíduos no evento, e 321 delas foram aproveitadas: 22 foram doadas para a cooperativa, o que beneficiou 28 famílias de catadores”, conta Thiesen.

O lixo orgânico foi destinado à empresa Roda D’água, que fez a compostagem do material, e a empresa Óleo Verde reciclou todo o óleo vegetal usado no preparo dos alimentos. Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), parte da madeira foi reaproveitada em escolas do Senai no Estado e outra parte foi destinada ao aproveitamento energético. Os carpetes também tiveram um destino diferente dos lixões mineiros, dentro da meta de reduzir ao máximo os resíduos destinados aos aterros.

COMENTÁRIOS

Cibele - Terça-feira, 17 de Março de 2015 - 20:37:01 - Curitiba/PR

Parabéns pela iniciativa e pelo Prêmio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.