Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Gestão por Competências24/03/2015

Segundo ciclo de avaliações de desempenho começa em abril

Em alguns dias o Programa de Gestão por Competências inicia o seu segundo ciclo de Avaliações de Desempenho, consolidando-se assim como uma ferramenta de apoio efetivo às lideranças e colaboradores, contribuindo com a interação e a construção de mapas de desenvolvimento individual, buscando preparar e fortalecer as pessoas para uma atuação cada vez mais competente naquilo que fazem pelos nossos negócios.

O Sistema Fiep tem orgulho de ser uma instituição que reúne diversos talentos voltados ao desafio de servir e fortalecer a indústria. As ações de gestão de pessoas somente são válidas quando fomentam o diálogo, o respeito e a convivência. Pessoas bem preparadas geram resultados, sobretudo, se estiverem felizes em seu ambiente profissional.

A Gestão por Competências: Avaliação de Desempenho propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, avaliar e desenvolver as competências necessárias para alcançar objetivos e resultados. O modelo utilizado no programa de Gestão de Competências apoia o desenvolvimento contínuo da organização. E é com o desenvolvimento das pessoas que este objetivo é alcançado.

Competências podem ser definidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que um indivíduo mobiliza e aplica, de forma contínua, agregando valor para a organização e para si mesmo.

Competências Sistêmicas

São aquelas esperadas de todos os colaboradores do Sistema Fiep, alinhadas aos valores, atitudes e estilo de atuação desejados na nossa organização.

1. Foco do cliente e qualidade

2. Orientação para inovação

3. Orientação para resultados

4. Trabalho em equipe

Competências de Gestão

O grupo de líderes da organização (Superintendências, Diretores, Gerentes e Coordenadores) possui como base para o acompanhamento de seus trabalhos, duas Competências Sistêmicas: “Foco do Cliente e Qualidade” e “Orientação para Inovação”. As demais competências são diferenciadas e adequadas aos desafios que estas posições exigem, conforme abaixo:

1. Desenvolvimento do negócio e estratégias

2. Gestão de projetos

3. Gestão de recursos

4. Liderança e gestão de pessoas

Competências Específicas

Referem-se aos diversos processos de trabalho da organização, sendo que cada área específica demanda por competências distintas.

Programa de Gestão por Competências no Sistema Fiep

Inicialmente todos os profissionais realizam uma auto avaliação conforme as competências de sua posição na organização. Simultaneamente, os colaboradores têm seu desempenho percebido por seus gestores imediatos.

Neste ano, teremos o início da definição de um Acordo de Metas e Objetivos, como um elemento importante para reforçar a objetividade do processo de Gestão por Competências. As metas definidas para os colaboradores devem estar relacionadas aos negócios da organização, projetos, ações específicas a cada uma das áreas. Estes objetivos devem ser factíveis e alinhados às atividades e nível de complexidade da posição ocupada pelo profissional.

Após os registros a respeito da auto avaliação e da percepção dos gestores, com base em cada uma das evidências que compõem as Competências, será realizado uma Conversa de Alinhamento (Feedback / Feedforward), neste momento deve ser construído o Mapa de Desenvolvimento, a qual deve direcionar as ações de continuidade e desenvolvimento de pessoas.

Serão divulgados mais detalhes a respeito do programa de gestão por competências, conforme o andamento do segundo ciclo de avaliação de desempenho. Utilizaremos a Intranet, Yammer, E-mail Marketing e Ambiente Virtual de Aprendizagem - NEaD Famec.

Em caso de dúvidas registre seu questionamento na ferramenta ASM na Central de Serviços, disponível na intranet.

Desejamos sucesso em sua gestão por competências!

COMENTÁRIOS

Guy - Terça-feira, 18 de Agosto de 2015 - 04:33:17 - NC/

And like saints they are Replica Mulberry Handbags unreachable and highly unattainable. If you are one of the chosen few Replica handbags who have wept and had experienced sleepless nights over a waitlist that never came to be, then you now have a much better option in becoming Hermes Handbag fashion forward sans the cost and stress it entails. Enjoy fashion peak points with the always-available and readily affordable Balenciaga Replica Bags, LV replica purses, YSL replica wristlets, Panerai Watch replica shoes and more!

jefferson - Quarta-feira, 25 de Março de 2015 - 13:05:19 - Maringá/PR

No primeiro ciclo ( auto avaliação, avaliação com gestor), o sistemas de coleta de dados foi por amostragem? Ou era exigida a participação de todos , tanto na auto avaliação como na avaliação com o gestor?

Respondendo jefferson
Marianne Trevisani - Quarta-feira, 25 de Março de 2015 - 16:34:07 - Curitiba/PR

Jefferson,
Olá! No primeiro ciclo de avaliações - assim como agora - todos os colaboradores do Sistema Fiep são convidados a participar.
Temos apenas uma linha de corte, na qual profissionais em período de experiência (novas admissões, desde 01/01/15) não participam neste momento, aguardando o próximo ciclo.
A disposição.

Dilaine - Quarta-feira, 25 de Março de 2015 - 08:21:46 - Telêmaco Borba/PR

Quando os colaboradores terão acesso aos resultados do primeiro ciclo?

Respondendo Dilaine
Marianne Trevisani - Quarta-feira, 25 de Março de 2015 - 09:43:40 - Curitiba/PR

Olá! Antes de iniciarmos o novo ciclo de avaliações, os colaboradores irão receber os relatórios de 2014.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.