Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Cuide-se+ Sistema Fiep26/08/2015

Sábado é Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Programa Cuide-se+ do Sistema Fiep apoia o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de agosto. A data tem o objetivo de reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986, foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.

Foi na década de 1980 que o Brasil registrou o maior percentual de fumantes. O primeiro inquérito nacional (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição) revelou que 32,4% dos brasileiros acima de 15 anos consumiam cigarros ou outros produtos derivados do tabaco.

Para as ações de 2015, o tema escolhido foi o narguilé e a iniciação ao fumo. Utilizado pela primeira vez em 2013, o tema se mantém atual, pois de acordo com dados do Ministério da Saúde, o consumo do narguilé vem aumentando, principalmente entre jovens do sexo masculino.

De uso coletivo e aparência exótica, o narguilé pode parecer menos nocivo que outros produtos de tabaco fumados, por usar um filtro d'água e, muitas vezes, aromatizantes e flavorizantes (aditivos que conferem aroma e sabor agradáveis ao tabaco). Mas usado em longo prazo, assim como todos os produtos de tabaco fumados, causa câncer de pulmão, boca e bexiga, estreitamento das artérias e doenças respiratórias. Além disso, ao compartilhar o narguilé com outros usuários, o fumante pode ficar exposto ao vírus do herpes, a outras a doenças da boca, à hepatite C e à tuberculose.

O objetivo da campanha é alertar sobre os perigos de fumar o narguilé e reforçar a ideia de que o cachimbo d’água, como também é conhecido, é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro. O público-alvo são adolescentes e adultos jovens (entre 13 a 35 anos), de ambos os sexos, fumantes ou não. A estratégia é prevenir a experimentação e a iniciação, que acontece principalmente entre os 13 e os 25 anos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.