Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




SUSTENTABILIDADE27/11/2016

Recicle seus conceitos!

Uso excessivo de papel e copos descartáveis é apenas um exemplo de comportamentos que podemos mudar pensando na sustentabilidade do planeta e do negócio.

Quantos copinhos de água ou café você consome por dia? Já parou para calcular quantas folhas de papel utiliza em uma semana? Se você não tem a resposta para estas simples perguntas, ainda não tem consciência do impacto negativo que pode estar causando para o meio ambiente e para o resultado de sua unidade.

Isso porque, além dos prejuízos ambientais do acúmulo de resíduos na natureza, a sustentabilidade é fator essencial para o desenvolvimento das empresas de todos os setores. O momento em que vivemos é de correção de hábitos de desperdício e desatenção.

Claro que olhando de forma isolada para seu consumo de materiais recicláveis, os números não assustam, porém, pensando no seu setor, no volume de gastos com esse tipo de recurso em unidade, grandes mudanças podem acontecer a partir da palavra conscientização.

Atualmente, apenas na sede do Sistema Fiep, são gastos mais de 3.000 copos plásticos mensalmente. Quanto ao consumo de papel, ao menos 10 resmas por dia. Pior seria desmembrar esses números destacando qual a parcela destes materiais realmente foi bem utilizada. Papéis e plásticos são descartados sem ao menos serem utilizados!

Mudança de atitude

Isso não é um alerta para adoção da reciclagem, que é um conceito mais disseminado e esperamos que praticado por nosso colaboradores, e sim para o consumo sustentável, um comportamento anterior, proativo e não reativo perante o problema em questão!

O Consumo Sustentável significa comprar e utilizar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra e de uso são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas.

Que tal refletir sobre o assunto e começar hoje fazendo diferente? Confira as dicas:

- Caneca ou squeezes na mesa de trabalho é uma ótima pedida. Se o de plástico for a única opção no momento, beba a água e guarde o copo para evitar usar vários no mesmo dia.

- Caso sejam apenas documentos para arquivo ou anotações a serem seguidas, avalie a real necessidade de se impressão. Armazenamento digital e leituras em computadores, tablets ou até mesmo em smartphones comprometem menos o meio ambiente e ainda economizam dinheiro.

- Se ainda assim, optar pela impressão, utilize-se do recurso de imprimir frente e verso, revisando nome e tamanho da fonte para versões que consomem menos papel.

- Por fim, se as cores são dispensáveis e não usá-las não vai mudar a compreensão do conteúdo, prefira imprimir em preto e branco. Uma apostila de 30 folhas, quando impressa colorida nos custa, em média R$ 8,70. O mesmo material, em preto e branco, R$ 1,80.