Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Planejamento 201722/12/2016 - Atualizado em 26/12/2016

5 passos para fazer de 2017 um grande ano!

Transforme seus sonhos em planejamento! Faltam alguns dias para 2016 virar história. Vamos juntos fazer o melhor ano de nossas vidas?

Esse ano foi de superação para muitos brasileiros. O cenário político turbulento colaborou para a crise econômica, aumento nas taxas e impostos. Foram tantas notícias negativas que muitos estão abdicando de suas retrospectivas em redes sociais. Os posts que mais estão fazendo sucesso na internet envolvem "memes" e até torcida para que o ano termine o mais rápido possível – e diante desse cenário, é melhor rir do que chorar. Afinal, já estamos concluindo essa fase, certo?

Faltam alguns dias para 2016 virar história. Então vamos em frente e trabalhar com foco para juntos fazer de 2017 o melhor ano de nossas vidas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você esteja comemorando grandes realizações com a gente no ano que está chegando. Vamos lá?

1 – Transforme os sonhos em planejamento

Desejar muito algo e não se planejar para conquistar não é suficiente. Seja para alavancar a carreira, começar uma pós-graduação ou fazer aquela viagem tão esperada. É preciso ter planejamento, estipular metas e traçar objetivos. Metas e objetivos são coisas diferentes, é importante lembrar. Objetivo é o que se quer, meta é a definição do objetivo em termos quantitativos e com prazo determinado. Exemplo: quer fazer um curso no exterior, mas não tem dinheiro e nem sabe quando poderá viajar? Estabeleça então a meta: economizar 20% do seu salário durante o próximo ano para juntar o dinheiro necessário e fazer a viajem no ano seguinte. Isso é um exemplo do que é ter um plano, não apenas um sonho;

2 – Execute seus planos

Não basta ter um bom plano, é preciso colocá-lo em prática. Se você já tem o plano, então comece a executá-lo. É fundamental ser disciplinado para cumprir a meta que foi planejada para chegar ao seu objetivo. É claro que obstáculos inesperados podem surgir no meio do caminho, fazendo com que você tenha de rever o planejamento. Nesse caso, seja resiliente e criativo para superar  e seguir em frente .

3 – Ganhe experiência

Às vezes as coisas não acontecem como a gente espera ou planeja. Por mais que haja disciplina, resiliência, esforço e criatividade, nem sempre atingimos o objetivo. Afinal, somos humanos e a vida também é feita de situações que fogem ao nosso controle. Se isso acontecer, avalie onde falhou e se é possível improvisar, mas não se desespere. Mesmo nesses casos, você ganha algo: experiência. Está mais forte e, quando tentar de novo, terá mais chances de conseguir o que quer; 

4 – Celebre as realizações

Se você alcançou o objetivo, conseguiu um desempenho igual ou superior ao que você havia previsto, ótimo, comemore e muito! Celebre as suas conquistas pessoais e profissionais em 2017, por menores que sejam. Comemore com sua família, com seus amigos, com seus colegas de trabalho, com sua equipe. Isso faz toda a diferença para recarregar as energias e seguir em frente para encarar novos desafios. Pois te motiva a criar novos objetivos e metas e, é claro, a desenvolver novos planos;

 5 – Aproveite a vida com quem você ama

Desenvolva planos pessoais e profissionais, trabalhe para alcançar seus objetivos e metas, mas sempre aproveite a vida ao lado das pessoas que você ama, isso é muito importante. Às vezes é preciso abrir mão de algum tempo para transformar seus planos em realidade, mas não deixe de curtir a jornada ao lado de quem você ama, aproveite cada minuto com eles. Afinal, curtir esses momentos é o que dá sentido para tudo na sua vida. 

Que você realize seus sonhos, trace planos e celebre muito o novo ano. Tenha um excelente 2017!

Texto publicado originalmente por Stefan Ligocki no Linkedin, veja todas as publicações.