Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




DICA DO COLABORADOR11/03/2016 - Atualizado em 14/03/2016

Quer economizar dinheiro? Vá de bike!

Colaborador Helcio dá dicas para quem quer fugir do trânsito e ainda economizar

Helcio Hokama é analista na área de Engenharia do Sistema Fiep, na sede, Curitiba, há quase seis anos. De 2010 pra cá, ele viu muita coisa mudar. Principalmente no trânsito e na economia. Sem vaga de estacionamento disponível na rua, ele decidiu deixar o carro em casa e usar sua bicicleta para ir para o trabalho.  E Helcio garante que – ao contrário do que possa parecer – de bike ele gasta muito menos tempo para chegar, porque consegue fugir dos congestionamentos nos horários de pico.

“Ainda é difícil no Paraná você ter incentivos reais para que as pessoas usem bicicleta para trabalhar. Sei que em São Paulo há um Selo Verde, concedido para empresas que incentivam o uso de bicicleta, oferecendo por exemplo vestiários para que os trabalhadores possam se trocar”, conta Helcio. Com o Selo Verde, a empresa ganha incentivo fiscal e contribui para uma cidade mais sustentável.

Pai de uma adolescente de 13 anos, Helcio – que já morou no Japão – dá algumas dicas para quem também quer fazer esta troca saudável, com segurança:

  • É super importante conhecer bem todo o trajeto que você pretende adotar em seu dia a dia – sentido dos carros, se é uma via rápida ou mais tranquila.
  • A bike deve estar bem sinalizada, com lanterna reflexiva e, se for usada durante a noite, com farol e luz piscante.
  • Não se esqueça do capacete e de óculos para proteger seus olhos de poeira. Se possível, tenha também uma luva e uma capa de chuva, que podem ficar dentro de sua mochila, para evitar uma surpresa.
  • Se ainda estiver em dúvida, pense na economia de estacionamento, combustível, óleo, freio e disco de seu carro. Isso, sem falar na saúde! Com a bike, você vai ter mais atividade aeróbica no dia, o que é excelente para seu coração.

“O que me preocupa é a falta de comprometimento dos governantes para que a coisa funcione de verdade. Falta capricho. Em Curitiba, por exemplo, há ciclofaixas interrompidas ou compartilhadas com carros. Assim, é difícil ter o respeito dos motoristas”, reclama Helcio.

Se você também tem alguma sugestão de tema para compartilhar aqui com outros leitores, envie sua sugestão para nossosistema@fiepr.org.br.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.