Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Design de Móveis29/07/2014

Projetos de alunos do Colégio Sesi serão apresentados no Congresso Moveleiro

Estudantes de ensino médio de todo o Paraná desenvolveram desenhos de móveis que serão prototipados por indústrias do setor; dez finalistas participarão de uma exposição

Dez projetos de design de móveis do Colégio Sesi foram selecionados para fazer parte de uma exposição no 5º Congresso Moveleiro, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, em Curitiba. Alunos de todo o Estado participaram de oficinas de aprendizagem sobre o setor moveleiro e mobiliário e desenvolveram projetos com desenhos de móveis, que serão prototipados por indústrias parceiras.

Os dez projetos finalistas foram avaliados em ineditismo do móvel na indústria atual do setor, interesse de mercado, uso adequado de matéria prima e oportunidade potencial de mercado para a indústria moveleira. “Durante esta oficina, nossos alunos puderam desenvolver o espírito empreendedor em que desafios e aparentes problemas tornam-se oportunidades para aprender, além de aproximá-los do setor industrial, despertando talentos e vocações para atender às necessidades da indústria paranaense, pensando na criação de novos móveis”, explica Lilian Luitz, gerente de operações inovadoras do Colégio Sesi.

“Como a indústria moveleira pode inovar, desde a definição dos recursos até a criação do produto, de modo que atenda às necessidades rotineiras do homem contemporâneo e da sustentabilidade necessária ao empreendimento dos negócios” foi o ponto de partida da oficina “Entre pregos e cavacos” desenvolvida neste semestre em todos os Colégios Sesi.

A ideia foi conhecer todas as etapas da cadeia/processo produtivo de mobiliários, desde a matéria prima até a entrega final do produto, identificando fatores que contribuam para boa aceitação pelo mercado consumidor, desenvolver inovações em móveis que atendam aos padrões atuais da infraestrutura de moradias, com foco nas diversas classes sociais e que atendam aos requisitos da sustentabilidade no negócio e desenvolver a noção de sustentabilidade para o empreendimento de negócios.

Protótipo para indústria

Para o futuro, as melhores perspectivas são para os móveis práticos, padronizados, de baixo custo e confeccionados com madeira de reflorestamento. As indústrias participantes terão a oportunidade de interação com profissionais de referência no setor, fornecedores e outros. Além disso, poderá ser realizada a demonstração de novos produtos voltados para o setor. Os produtos poderão ser desenvolvidos em parceria com segmentos do sistema “S”, como o Sesi e Senai.

Os alunos dos 51 colégios também participaram de um bate papo com a indústria moveleira e tiraram dúvidas sobre o setor com profissionais da área. Em Curitiba, por exemplo, os alunos do Colégio Sesi no Portão receberam a visita de empresários das indústrias Arauco do Brasil e Vila Madera Marcenaria.

Veja os dez Colégios classificados

1º        Marechal C. Rondon         

2º        Curitiba - Portão           

3º        Guarapuava

4º        Arapongas   

5º        Capitão L. Marques           

6º        Maringá        

7º        Ampere         

8º       Curitiba - Fesp     

9º        Rolândia       

10º      Cambé

 

COMENTÁRIOS

Raquel Mazzuco - Quarta-feira, 30 de Julho de 2014 - 09:20:29 - Ampére/PR

PARABÉNS AOS ALUNOS DOS COLÉGIOS SELECIONADOS, PRINCIPALMENTE A EQUIPE VENCEDORA DO COLÉGIO SESI AMPÉRE.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.