Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Inovação e diversidade01/12/2014 - Atualizado em 02/12/2014

Programa de Líderes reúne gerentes em Curitiba

clique para ampliarclique para ampliarPresidente Edson Campagnolo conversou com os gerentes

Nos dias 26 e 27 de novembro, 80 gerentes de unidade, áreas corporativas e linhas de ação participaram do quarto módulo do Programa de Líderes do Sistema Fiep, em Curitiba. Desde junho, os colaboradores estão participando do programa pensado para o desenvolvimento dos gerentes e na atualização de temas aplicáveis e alinhados ao dia a dia do Sistema Fiep.

Este quarto módulo teve como tema a gestão estratégica, liderança para inovação e a diversidade na organização. Os gerentes puderam assistir a palestras e participar de um diálogo com especialistas. “A riqueza e o sucesso do programa de líderes reside no fato de que as lideranças do Sistema Fiep tornaram-se sujeitos ativos do processo de aprendizagem. Sem perder o foco, e de maneira orgânica, apontaram para os caminhos necessários para alavancarem o seu desenvolvimento, fortalecendo os nossos negócios”, destaca Daviane Chemin, gerente corporativa de RH.

Diversidade no trabalho

clique para ampliarclique para ampliarReinaldo Bulgarelli

Os gerentes do Sistema Fiep também participaram de uma capacitação sobre Diversidade no Ambiente de Trabalho no dia 27. Foram apresentadas as ações já existentes no Sistema – como os programas pró-equidade de gênero e raça e de inclusão da pessoa com deficiência –  visando preparar lideranças e equipes técnicas para atuarem de forma efetiva nesse tema, entendendo a diversidade como um ativo estratégico aos negócios.

Participaram do módulo o especialista no tema, Reinaldo Bulgarelli, educador em direitos humanos e consultor em empresas diversas como HSBC e Itaú, Grupo Votorantim, Grupo Pão de Açúcar, Basf, 3M, Itaú e Carrefour.

clique para ampliarclique para ampliarGuilherme Bara, da Basf

E Guilherme Bara, executivo de diversidade e inclusão para a Basf América do Sul, apresentando boas práticas da Basf em diversidade. O módulo foi conduzido gerente de RH e sponsor do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça do Sistema Fiep,  Daviane Chemin, e pela gerente de Responsabilidade Social do Sesi, Sônia Beraldi.

 Assista à entrevista com Reinaldo Bulgarelli

Em 2009 o Sistema Fiep, por meio do Sesi, aderiu ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Ao fazer esta adesão, nos comprometemos com a implementação de ações em oito dimensões relacionadas, sobretudo, à gestão de pessoas para a promoção da equidade na organização. Em 2011, o Senai aderiu ao programa e desde o ano passado Sesi, Senai, IEL e Fiep fazem parte do programa pró-equidade de gênero e raça. 

Entenda um pouco

clique para ampliarclique para ampliarO diretor do Senai, Marco Secco, e os superintendentes do Sesi e IEL, José Antonio Fares, e do Sistema Fiep, Ovaldir Nardin

O trabalho, além da função produtiva, é também espaço de expressão das pessoas e de desenvolvimento. Deve, portanto, refletir a diversidade presente na sociedade. A diversidade é associada, mais frequentemente, a gênero e raça. Mas as empresas vêm ampliando o conceito e passando a considerar questões como condição socioeconômica dos empregados, idade, estado civil, nacionalidade, orientação sexual, deficiências, estilo de trabalho e visão de mundo, entre outras diferenças.

Na sexta-feira (28), foi o dia do Comitê Técnico do programa pró-equidade e áreas parceiras participarem de uma capacitação sobre o tema. O Comitê Técnico Pró-Equidade é formado por representantes de todas as casas do Sistema Fiep, e é um importante espaço de consolidação das ações a favor da equidade.

Desafios para 2015

clique para ampliarclique para ampliarA gerente de RH, Daviane Chemin, também conversou com os colaboradores

Durante o programa de lideranças, Daviane destacou que dentre os desafios que o Sistema Fiep estão chegar a um modelo de governança transversal no tema diversidade, de propriedade de todas as lideranças e que possa ser internalizado por todos os colaboradores: “Ao pensar em diversidade no Sistema Fiep, é importante considerar especificidades de cada unidade. Para isso, é necessário que se apontem fatos, dados e indicadores, em uma dinâmica que permita refletir e tomar decisões continuamente para gerar resultados”, completou.

O plano de ação do Programa Pró Equidade de Gênero e Raça, pactuado com a Secretaria de Políticas para as Mulheres a ser cumprido até 2015, prevê a implantação das seguintes ações internas:

Política de Diversidade do Sistema Fiep

Diretrizes de Comunicação para a Equidade

Capacitação de equipes técnicas nas unidades

Programa de Prevenção ao Assédio

Estágio Inclusivo Para Pessoas Negras

Mais informações: equidade@fiepr.org.br

Saiba Mais

Em 2011, o Sesi lançou a publicação Relações de Gênero na Indústria: Metodologia Sesi em prol da Equidade. Há um curso online sobre o tema, confira!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.