Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




18/08/2017 - Atualizado em 21/08/2017

Professor youtuber

Nosso professor José Marmontel, de Campo Mourão, é reconhecido por seus vídeos no YouTube



A voz calma e a didática do José Marmontel, nosso professor de Matemática e de Oficinas Tecnológicas no Colégio Sesi Campo Mourão, ultrapassaram os limites da sala de aula.  Agora, ele também é reconhecido por seu canal no YouTube.

Em 2011, inspirado pela dificuldade de seus alunos em entender alguns conteúdos, o professor decidiu publicar vídeos com aulas da disciplina. E desde então vem colhendo os frutos do seu trabalho, incluindo o reconhecimento da Fundação Lemann, em parceria com Google, que em 2013 inseriu o canal na primeira formação do Portal YouTube Edu, junto a outros renomados canais de educação. Essa participação é um importante indicador, já que os canais integrantes foram submetido à curadoria de professores da Unicamp, visando filtrar bons conteúdos.

Já são mais de 300 vídeos publicados pelo José, com mais de 100 mil inscritos e 12 milhões de visualizações. E a receptividade dos conteúdos levou o professor ao Rio de Janeiro, no último sábado, para participar de um encontro nacional de professores que integram o YouTube Edu. Também rendeu uma menção honrosa conferida pela Câmara Municipal de Campo Mourão, e renderá uma placa de homenagem que ele deve receber em alguns dias do YouTube.

“O reconhecimento inspira e motiva a continuar o trabalho”, diz o  profissional, que acredita que professores são semeadores. “Quando eu não estiver mais aqui, minhas aulas em vídeo continuarão na internet ajudando quem precisa desse aprendizado”.

O nosso colaborador relembra relatos de pessoas que, depois de assistirem a seus vídeos, conseguiram passar em concursos ou vestibulares, mesmo sem dinheiro para pagar cursinhos. Também ressalta que é preciso “suplantar a decoreba”, e se baseia na própria dificuldade em aprender. “Estudei nos anos 70 e, na época, não fazíamos perguntas, não éramos incentivados a aprender pelo entendimento. Apenas decorávamos. Hoje é diferente, principalmente no Colégio Sesi, onde a metodologia ensina a entender”.

Se você nunca assistiu, as aulas do professor podem ser acessadas aqui



*José Marmontel em frente ao YouTube Space Rio, onde aconteceu o encontro dos professores que integram o YouTube Edu. Por ter mais de 100 mil inscritos em seu canal, o professor está habilitado a usar o espaço e os recursos tecnológicos do YouTube Space para gravar e produzir vídeos.