Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Fashion Culture Brasil14/07/2014 - Atualizado em 15/07/2014

Professor do Senai é destaque em site de moda

clique para ampliar>clique para ampliarNesta segunda (14), Silmar participou do programa Gente.com e conversou com a jornalista Mira Graçano

O estilista curitibano Silmar Alves, há mais de uma década, inspira-se exclusivamente na cultura paranaense para desenvolver coleções que comovem ao resgatar personagens e situações que fazem parte do imaginário de quem vive na sua cidade. Dalton Trevisan, Paulo Leminski, Helena Kolody, o alegre mundo do circo dos Irmãos Queirolo já foram referências para suas criações.

Essa é a apresentação do estilista e técnico de ensino do Senai, Silmar Alves - que trabalha no Campus da Indústria, em Curitiba, no site Fashion Culture Brasil, que fala sobre moda e cultura nas doze cidades que foram sede da Copa do Mundo. “Cada região tem suas particularidades, formadas pelas características de quem povoou suas terras e construiu suas casas. Cada cidade tem a sua cultura, cada cidade tem a sua moda”, diz um trecho do site.

“Meu trabalho sempre foi focado na cultura paranaense, como a transformação da Rua XV em calçadão na década de 70, inclusive no sesquicentenário da emancipação politica do Paraná fui a Brasília representando o Estado com uma coleção contando a história da imigração polonesa em Curitiba e o Bosque do Papa”, conta Silmar Alves.

Senai desde sempre

Silmar está no Senai desde 1999. Nos anos 80, foi aluno nos cursos de alfaiataria e hoje é professor do Pronatec e está envolvido com a formulação de cursos EAD na área do vestuário e de movelaria. “Fui para São Paulo, fiquei 12 anos estudando e trabalhando, voltei para Curitiba, abri uma escola de modelagem e costura chamada Vestiaria e acabei sendo absorvido aos poucos pelo Senai, primeiro nos cursos de qualificação e depois no curso técnico”, lembra

Silmar sempre busca trazer experiência de trabalhos com moda para as salas de aula do Senai. “Sempre trouxe, sempre fiz parceria com meus alunos, tenho muitos deles hoje em destaque no mercado; posso destacar como um trabalho mais importante a participação no projeto do estilista Jum Nakao no desfile sobre os Brothers Quay onde vesti os bonecos da coleção que ilustrou os books distribuídos à imprensa nacional e internacional durante o São Paulo Fashion Week”, destacou.

Veja a participação de Silmar Alves no site www.fashionculturebrasil.com.br, no link “A Moda como Cultura”.

Assista ao desfile de Silmar no PBC em 2011.

COMENTÁRIOS

Cristiane Ferreira - Quinta-feira, 17 de Julho de 2014 - 20:04:32 - curitiba/PR

Parabéns!!! Sucesso e felicidade para vc sempre, vc merece.

Mauricio Ronei Marques - Quarta-feira, 16 de Julho de 2014 - 08:00:41 - Curitiba/PR

Sinto-me orgulhoso em ser seu colega e amigo desde o tempo da Vestiaria. Parabéns Silmar, você é grande!

Leny Pereira - Terça-feira, 15 de Julho de 2014 - 19:04:18 - /

Parabéns Silmar primeiro pela pessoa que és, e pelo seu trabalho incrivel, um grande abraço sua amiga e admiradora Leny.

Leny Pereira - Terça-feira, 15 de Julho de 2014 - 19:04:13 - /

Parabéns Silmar primeiro pela pessoa que és, e pelo seu trabalho incrivel, um grande abraço sua amiga e admiradora Leny.

Fernanda Oliveira - Terça-feira, 15 de Julho de 2014 - 15:10:26 - Curitiba/PR

Grande profissional e amigo querido!
Parabéns, Silmar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.