Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




PREMIAÇÃO06/11/2016 - Atualizado em 07/11/2016

Prêmio Inova Talentos 2016 tem vencedor no Paraná

Prêmio que incentiva a aproximação entre a indústria e os centros de pesquisa das universidades para a transformação das pesquisas em negócios, produtos e serviços, divulgou seus vencedores. E tem representante do nosso estado no primeiro lugar!

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) anunciou na última quinta-feira (27) os ganhadores do Prêmio Inova Talentos 2016, em solenidade realizada em Salvador. Na categoria Equipe Destaque, os vencedores foram Vivian Machado (bolsista) e Jazon Barros (tutor) da empresa Robert Bosch e Lucimara do Nascimento (profissional do IEL Paraná). O grupo desenvolveu um sistema para motores de caminhões e ônibus que substitui parte do diesel por gás natural, mantendo a performance e a durabilidade do veículo original. 

“O projeto Inova Talentos é fantástico. Dá possibilidade para estudantes desenvolverem pesquisas em tecnologia em grandes indústrias e vivenciarem como funciona a prática no dia a dia. Super indico o Inova Talentos. É uma excelente oportunidade para você se inserir no mercado de trabalho, aprender mais e se desenvolver profissionalmente”, frisou  Vivian Machado.

Já o grande vencedor do Artigo Destaque foi Felipe de Souza Mazuco, da empresa Mahle Metal Leve, de São Paulo. No trabalho premiado, ele relata a contribuição que deu para um processo de jateamento de alta velocidade com micropartículas cerâmicas, que resultou no aumento da resistência dos componentes de motores.

Nossa colaboradora, Lucimara do Nascimento, vencedora do prêmio em equipe, destaca a importância do projeto para a integração de jovens talentos com empresas inovadoras. “O Inova Talentos é a prova viva da integração de jovens talentos e empresas inovadoras. O maior ganho foi, além do sucesso dos projetos de inovação, acompanhar o desenvolvimento das habilidades e competências dos futuros profissionais da inovação", destacou.

Nesta edição, o prêmio avaliou 35 equipes em relação à organização do projeto, qualidade do plano de trabalho, relacionamento do pesquisador e realização de cursos ao longo do programa. A equipe vencedora participará de uma missão internacional. A 2ª colocada ganhou um curso de educação e a 3ª, um ultrabook.

Na categoria artigos, 19 candidatos participaram da avaliação que levou em conta o conteúdo voltado para a inovação, a originalidade, relevância do tema, qualidade da metodologia e conexão do assunto proposto com o plano de trabalho executado no programa. O vencedor também participará de uma missão internacional.

Conheça um pouco mais o INOVA TALENTOS

Criado em 2013 para estimular a inovação nas empresas, o Inova Talentos incentiva a aproximação entre a indústria e os centros de pesquisa das universidades para a transformação das pesquisas em negócios, produtos e serviços.

Em um primeiro momento, o programa seleciona projetos de inovação das empresas e institutos interessados em receber profissionais. Em seguida, bolsistas, jovens profissionais com até três anos de formação universitária, se candidatam para receber bolsas para acompanhar e desenvolver, durante um ano, o projeto de inovação aprovado pelo programa.

O Prêmio Inova Talentos é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pelo IEL, com o apoio da CNI. O projeto conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.