Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Unidades e Cidades15/03/2011

Ponta Grossa, a "Princesa dos Campos"

 

clique para ampliar clique
                                          para ampliarPonta Grossa é a 4ª cidade que mais exporta no Sul do país e já ultrapassou  300 mil habitantes (Foto: Divulgação)

A cidade de Ponta Grossa, conhecida como "A Princesa dos Campos" foi elevada a município no ano de 1862 e está localizada no centro do Paraná. A população atual ultrapassou 300 mil habitantes e o município também é núcleo de uma das regiões mais populosas do estado: os Campos Gerais. Nessa regional residem mais de 800 mil pessoas. A história econômica da cidade teve três grandes impulsos no século XX. O primeiro deles aconteceu com a construção de ferrovia, em meados de 1900. Na década de 70 foi a vez da instalação de indústrias na área alimentícia e moageira. Na segunda metade da década de 90, o município recebeu grandes empresas nacionais do setor logístico e de produção, e investimentos em redes do setor de serviços. Ponta Grossa tem posição geográfica privilegiada e estratégica, com proximidade para transporte dos portos (Paranaguá e aeroportos) e os países vizinhos Argentina e Paraguai.

Origem do nome - O nome Ponta Grossa faz referência a uma colina de grande diâmetro, coberta por um capão de mato, vista a distância por todos que viajavam pela região. Existem relatos de que os tropeiros, quando chegavam aos arredores da cidade referenciavam o lugar como próximo ao "capão da ponta grossa". Existem outras histórias além dessa. O escritor Manoel Cirillo Ferreira escreve que, Miguel da Rocha Carvalhaes, proprietário de terras na região, teria mandado seu capataz de nome Francisco Mulato, escolher um local para ser sede da sua fazenda. O empregado então percorreu a região escolhendo um lugar com terras boas para o cultivo e ao retornar, perguntado onde seria o local, afirmou: "É encostado naquele capão que tem a ponta grossa". Mas o ponto importante é que o nome da cidade está mesmo ligado a uma colina, que tem características próprias da vegetação local. Saiba mais.

Sesi e Senai em Ponta Grossa

clique para ampliar clique
                                          para ampliarO Senai Ponta Grossa está ampliando suas instalações e terá 10.000m2 (Foto: Divulgação)

O Sistema Fiep, através do Sesi e do Senai, está presente no município de Ponta Grossa, atendendo a população com as mais variadas ações que colaboram no desenvolvimento da indústria do Paraná e da comunidade local. As unidades têm à frente a gerente Denise Beninca de Paula. O Senai tem atualmente 44 colaboradores, com programação de expansão para 57. A unidade tem diversas ações e parcerias com o Centro Social Marista, Casa do Menos Cavanis e prefeitura da própria cidade e de municípios vizinhos, como Piraí do Sul, Palmeira, Teixeira Soares e Carambeí. O Senai em Ponta Grossa oferece cursos de aprendizagem, qualificação profissional e cursos técnicos. Também conta com serviços oferecidos pelo Senai Empresas. Entre as principais áreas de atuação destacam-se a automação, automobilística, cerâmica, eletroeletrônica, gestão, meio ambiente, metalmecânica, minerais, segurança no trabalho e tecnologia da informação. O Senai Ponta Grossa tem se destacado ainda na participação como piloto em  ações propostas pela Diretoria Regional (DR). É o caso da Aprendizagem Profissional Básica, práticas pedagógicas com base na formação por competências e no trabalho de inclusão de pessoas com deficiência. Uma das ações é a formação profissional de jovens com deficiência auditiva, em parceria  com a empresa Louis Deyfrus, resultando em contratação efetiva de 15 jovens, cuja diplomação ocorre no próximo dia 14 de abril. O Senai também está em reforma, ampliando suas dependências ainda neste ano. Saiba mais

clique para ampliar clique
                                          para ampliarColaboradores se reúnem na unidade do Sesi, em Ponta Grossa, que tem 92 funcionários (Foto: Divulgação)

O Sesi Ponta Grossa atende além de Ponta Grossa, outros 12 municipios vizinhos, como Palmeira, Porto Amazonas, Castro, Carambeí, Piraí do Sul, Sengés, Prudentópolis, Guamiranga, Ivaí, Ipiranga, Tibagi. Entre os serviços, destaca-se a Educação para Nova Indústria, Colégio Sesi, EJA, Indústria do Conhecimento, Indústria Saudável, Segurança e Saúde no Trabalho, Cartão SESI, PPRA/PCMSO/PPPA/PPP/PPR/LTCAT, Auxílio Diagnóstico, Consultas Clinicas, Laudo de Insalubridade e Periculosidade, Avaliações Quantitativas, Curso de CIPA, Ações Educativas de Saúde, Assessoria e Consultoria em SST, SESI Ergonomia, SESI Ginástica na Empresa, SESI Lazer Ativo, Ergoativa, Avaliação Física, Assessoria e Consultoria Esportiva, Atleta do Futuro, Jogos de Interação, Jogos do SESI, Cultura. Outras ações de destaque na unidade são O Caminho da Profissão, Movimento Nós Podemos Paraná (ODM) e Rede de Participação Política. Saiba mais.  

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.