Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




IMPEACHMENT01/04/2016 - Atualizado em 04/04/2016

Pesquisa revela que paranaenses são a favor do Impeachment

Levantamento da Fiep - Paraná Pesquisas mostra que quase 75% dos entrevistados são a favor do afastamento da presidente da República

Quase 75% dos paranaenses são favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. A informação, divulgada na última quarta-feira (30), faz parte do novo levantamento Fiep - Paraná Pesquisas sobre o cenário político atual. Entre os dias 19 e 23 de março, o instituto entrevistou 2.521 pessoas de todas as regiões do Estado. A pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos percentuais, mostra ainda que as administrações tanto do governo federal quanto do estadual seguem com baixa aprovação dos paranaenses, mantendo a tendência de insatisfação revelada no levantamento anterior, realizado em setembro.

Questionados se seriam a favor ou contra o afastamento de Dilma, 74,4% dos entrevistados afirmaram apoiar a saída da presidente. Outros 19,1% se manifestaram contrários ao impeachment, enquanto 4,7% dizem não ser contra nem a favor. Já 1,9% não soube ou não quis opinar. “A pesquisa confirma a grande insatisfação da sociedade com o cenário político atual, o que já havia ficado claro especialmente com as manifestações de 13 de março”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo. “A população está indignada e exige uma solução urgente para a crise política, o que passa obrigatoriamente pelo desfecho do processo de impeachment em andamento no Congresso Nacional”, completa.

Governo estadual – Em relação ao trabalho do governador Beto Richa no Paraná, a pesquisa mostra que 70,9% dos paranaenses desaprovam sua administração. O índice é levemente melhor do que o registrado em setembro, de 72,8%. O mesmo acontece no caso daqueles que aprovam sua gestão, que passaram de 24,5% para 25,8%. Nos dois casos, porém, as variações estão dentro da margem de erro do levantamento.

Sobre os principais problemas do Paraná, as áreas da saúde (32,1%) e educação (13,5%) seguem liderando a lista, segundo os entrevistados. Porém uma novidade é que a corrupção, com 10,2% das opiniões, ultrapassou a segurança pública (9,4%) – novamente com a necessidade de se levar em consideração a margem de erro. Além disso, os entrevistados foram convidados a atribuir notas de 0 a 10 para a atuação do governo estadual em 11 diferentes áreas. Somando-se as avaliações de todas essas áreas, a nota média do governo ficou em 4.

Leia a matéria completa na agência de notícias do Sistema Fiep. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.