Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Olimpíada do Conhecimento21/10/2014

Participantes celebram resultados

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do Edson Campagnolo comemorou com os competidores do Senai (Foto: Mauro Frasson)

Na última quinta-feira (16), a delegação paranaense que participou da edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento e do Inova Senai se reuniu no Campus da Indústria, em Curitiba para celebrar os resultados obtidos. O Paraná conquistou 11 medalhas na competição realizada de 03 a 06 de setembro, em Belo Horizonte.

A Olimpíada é o maior torneio de educação profissional das Américas. Os alunos do Senai trouxeram duas medalhas de ouro, uma de prata e sete de bronze, além de 20 diplomas de excelência – concedidos aos competidores que alcançam notas acima de oito. Os alunos do Senac trouxeram ao Estado mais uma medalha de bronze.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, ressaltou o alto nível dos competidores paranaenses. “Vocês estão prontos, estão aptos para o mercado de trabalho. Estão buscando a excelência para que a indústria paranaense continue a crescer e se posicionar entre as melhores do país”, disse.

“Estamos muito orgulhosos de todo o esforço de vocês. Esse resultado é fruto do trabalho de muita gente. Vocês são a síntese, os representantes de toda a qualidade dos mais de 400 mil jovens que já passaram pelos programas de formação da nossa instituição”, completou o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco.

Durante a celebração, alguns professores foram convidados a compartilhar suas experiências. Segundo a professora Camila de Castro, treinadora dos alunos André de Paula, de panificação, e Raquel Duda, na modalidade para pessoas com deficiência, participar da Olimpíada é muito enriquecedor, para todos. “Ser avaliador é uma grande emoção. A gente ri, a gente chora, a gente torce. Tenho muito orgulho de fazer parte disso”, disse.

Inova Senai - O Senai no Paraná foi o grande vencedor da categoria de tecnologias inclusivas do Inova Senai 2014, mostra de inovação realizada paralelamente à Olimpíada do Conhecimento. O projeto vencedor é o Dispositivo para Transpor Obstáculos (DTO), que garante acessibilidade aos cadeirantes. Desenvolvido pela equipe da unidade de Santo Antônio da Platina, o DTO é um conjunto de rampas para ser acoplado a qualquer tipo de cadeira de rodas, facilitando o acesso do cadeirante a obstáculos e guias de calçadas. O projeto foi desenvolvido por uma equipe formada por 18 integrantes, entre professores, técnicos e alunos do Senai.

Segundo Campagnolo, são projetos inovadores como esse que são os responsáveis pelo desenvolvimento da indústria.  “São essas ideias diferentes, inovadoras, que fazem a economia mundial girar. É muito gratificante saber que estamos produzindo-as dentro do Sistema Fiep”, destacou o presidente.

Ao todo, a exposição reuniu 50 criações desenvolvidas para atender às demandas da indústria e do mercado. Foram premiados os melhores nas categorias tecnologias industriais (produto e processo), tecnologias educacionais, tecnologias inclusivas e voto popular. Os finalistas foram escolhidos em um universo de 240 ideias avaliadas por uma banca que levou em consideração itens como viabilidade do projeto e inovação.

A celebração continuou na sede da Associação Beneficente dos Servidores do Sistema Fiep (Abessfi), em Quatro Barras, durante o período da tarde, com uma série de atividades recreativas. Já na sexta-feira (17), os avaliadores e coordenadores de educação do Senai se reuniram no Hotel Confiance, para a realização de um workshop de avaliação dos resultados obtidos e planejamento da próxima etapa estadual da Olimpíada.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.