Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CIDADANIA11/08/2017

Parlamento Jovem

Conheça os vereadores mirins do Colégio Sesi de São José dos Pinhais


Com o atual cenário político do nosso país, nada é mais importante do que continuarmos incentivando a cidadania e a ética na sociedade. Por esse motivo, os alunos do Colégio Sesi São José dos Pinhais participaram recentemente do Parlamento Jovem, projeto promovido pelo TRE que tem como objetivo despertar nos jovens estudantes a consciência de cidadania, direitos políticos e processo eleitoral.

Como parte do nosso programa Vote Bem, os estudantes organizaram campanhas eleitorais e simularam um dia de eleições no TRE, com direito a urnas eletrônicas e todos os recursos necessários para uma votação de verdade. Durante o evento, os candidatos eleitos tomaram posse do cargo simbólico de vereador mirim.

Representando o Sistema Fiep, foram eleitos 16 alunos como vereadores mirins. Para o aluno Guilherme Rocha, “o projeto é muito importante porque desperta o interesse dos alunos pela política”. Além de fomentar a formação de novas lideranças, a ação tem como propósito maior o desenvolvimento da cidadania e do civismo em políticos e eleitores da próxima geração.

A partir de agora, os jovens vereadores serão o elo entre a Câmara Municipal da cidade, a escola e a comunidade à qual pertencem, buscando soluções para os seus maiores problemas. Além disso, eles conhecerão as atribuições dos poderes legislativo, executivo e judiciário, e se transformarão em cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro, além de servirem de agentes multiplicadores, garantindo uma sociedade mais justa e participativa do processo democrático.