Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Olimpíada do Conhecimento02/09/2014

Paraná tem a terceira maior delegação. 43 alunos do Senai participam da competição

clique para ampliar>clique para
                                          ampliarParaná tem a terceira maior delegação do Brasil (Foto: Gilson Abreu)

Foi dada a largada para a oitava edição da Olimpíada do Conhecimento, a competição que reúne os melhores profissionais do país em ocupações técnicas. De 3 a 6 de setembro, cerca de 800 jovens de até 21 anos formados em cursos do Senai, do Senac e de Institutos Federais de Tecnologia participarão de provas que simulam desafios do dia a dia do mundo do trabalho. As delegações dos 26 estados e do Distrito Federal foram apresentadas durante a cerimônia de abertura na tarde deste domingo (31), no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG). As competições – durante a semana – ocupam um espaço de 105 mil metros quadrados no Expominas, também na capital mineira.

Presente à abertura do torneio, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, destacou a importância da formação profissional para a qualidade do que é produzido no país. “Não existe um país rico e forte sem que sua indústria também seja forte. E não existe indústria forte e competitiva sem que seus profissionais estejam bem qualificados”, disse. Para ele, a Olimpíada do Conhecimento é uma oportunidade para que os jovens conheçam as opções oferecidas e os caminhos de sucesso a quem escolhe fazer a educação profissional.

Para o diretor do Senai, Marco Secco, a Olimpíada é ápice da metodologia de educação profissional do Senai. “É o momento em que nossos jovens alunos demonstram na prática o perfil de competências atingido a partir da formação recebida em nossas unidades”, disse. Secco também ressaltou sua expectativa em relação à delegação paranaense. “Durante a competição, selecionaremos os melhores para representar o Brasil na WorldSkills, no próximo ano. Nossa expectativa é ter vários paranaenses nesta equipe”, finaliza.

O Paraná conta com a terceira maior delegação do país. São 46 competidores – 43 alunos do Senai e três do Senac, competindo em 44 modalidades.

Leia a matéria completa

Veja como foi o embarque da delegação do Paraná

Alunos de Cianorte participam de festival internacional

Uma equipe de alunos do Colégio Sesi em Cianorte viaja para Belo Horizonte para participar do Festival Internacional de Robótica, que acontece junto com a Olimpíada do Conhecimento. Durante a Olimpíada do Conhecimento, entre os dias 2 e 4 de setembro, o Expominas será a sede do Festival Internacional de Robótica FIRST LEGO League (FLL), que, no Brasil, é realizado pelo Sesi.

A competição reunirá 210 estudantes de 9 a 15 anos, organizados em 23 times. Durante dois dias de prova (o primeiro está reservado para abertura), eles cumprirão missões utilizando robôs construídos na plataforma Lego MINDSTORMS, além de expor projetos de pesquisa científica. O torneio tem o objetivo de atrair o interesse pelo estudo das ciências, tecnologia e matemática, na educação básica, ampliando a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de inovação e a liderança.

O tema desta edição é Fúria da Natureza. Entre outros desafios, os estudantes deverão construir e programar robôs para a competição e desenvolver soluções para problemas causados por desastres naturais, como avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, tsunamis e tempestades. Entre as equipes há representantes brasileiros, vindos de estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, e também internacionais, de países como Chile, Estados Unidos, Estônia, Canadá e Áustria.

O Festival contará ainda com dez juízes internacionais, da Holanda, Dinamarca e EUA. O evento não tem como objetivo apenas incentivar o uso da robótica na educação ou despertar o interesse de crianças e adolescentes para as carreiras tecnológicas e das engenharias. Os participantes precisarão usar a criatividade para resolver problemas reais, como os desastres da natureza. Também são avaliados o comportamento ético e o trabalho em equipe.

Santo Antônio da Platina representa o Paraná em concurso nacional de inovação

A equipe do Senai unidade em Santo Antônio da Platina embarcou para Belo Horizonte/MG para representar o Paraná no Inova Senai, etapa Nacional 2014.

O Inova Senai é voltado à captação e premiação de projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado. Tem como objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico de alunos, técnicos e docentes do Senai, por meio do desenvolvimento de  projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e demonstração para um público de empresas passíveis de interesse pelas tecnologias geradas.

A edição 2014 teve centenas de projetos inscritos, dos quais cinquenta foram aprovados. A equipe de Santo Antônio da Platina está representando o Paraná na categoria Acessibilidade, com o projeto DTO – Dispositivo para Transpor Obstáculos. O DTO é um conjunto de rampas com acionamento elétrico para ser acoplado a qualquer tipo de cadeira de rodas, facilitando o acesso do cadeirante à obstáculos e guias de calçadas.

O Inova Senai será realizado entre os dias 01 e 05 de setembro, no Expominas em Belo Horizonte/MG, durante a Olimpíada do Conhecimento, outro evento de renome, promovido pelo Senai. O evento é aberto ao público, que pode inclusive votar nos projetos em exposição.

Após a exposição no Inova Senai, O DTO voltará para a unidade Senai em Santo Antônio da Platina e será apresentado no 6º Workshop Tecnológico de Eletromecânica e Automação Industrial, nos dias 9, 10 e 11 de setembro. A entrada no Workshop é gratuita.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.