Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




02/12/2013 - Atualizado em 03/12/2013

Paraná é destaque no Grand Prix Senai de Inovação

Profissionais do Senai e Sesi no Paraná integraram equipes campeãs da competição
clique para ampliar>clique para ampliarA BentoKIM, que foi a vencedora do Grand Prix, contou com a participação de dois paranaenses: Felipe Aranega, técnico da área de design, e Tiago Jesus Jr., aluno do curso técnico de Controle Ambiental (Foto: José Lacerda/CNI)

A BentoKIM – equipe vermelha – foi a vencedora do primeiro Grand Prix Senai de Inovação, evento que ao longo de 72 horas corridas reuniu competidores de todo o país, entre alunos e designers do Senai, profissionais do Sesi, alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e representantes de startups indicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Realizado entre os dias 24 e 27 de novembro, a competição teve como objetivo incentivar a inovação na indústria brasileira. Felipe Aranega, técnico da área de design, e Tiago Jesus Jr., aluno do curso técnico de Controle Ambiental do Senai, integraram a equipe campeã. O segundo lugar do pódio foi ocupado pela EquiPequi (equipe amarela), da qual participou Daniele Farfus, que atua na Gerência de Projetos de Articulação Estratégica e Inovação Social do Sesi no Paraná, e em terceiro lugar no desafio ficou a Blackeep (equipe preta).

Confira mais imagens do evento. 

clique para ampliar>clique
                                          para ampliarO segundo lugar do pódio foi ocupado pela EquiPequi (equipe amarela), da qual participou Daniele Farfus, que atua na Gerência de Projetos de Articulação Estratégica e Inovação Social do Sesi no Paraná (Foto: José Lacerda/CNI)

A equipe alcançou, além do primeiro lugar, o destaque entre as 289 ideias produzidas durante o desafio. A BentoKIM criou uma pastilha de vaso sanitário que, além de perfumar o banheiro, tem uma substância que muda de cor para mostrar o grau de glicose no sangue. A invenção, eleita como a melhor pela comissão julgadora, pode ser útil a diabéticos – que substituiriam o furo no dedo – e também como alerta a quem eventualmente possa ter a doença e não saber.

Ao longo das 72 horas, as seis equipes participantes, com sete integrantes cada, ficaram concentradas em aquários de nove metros quadrados, em uma arena montada no WTC, em São Paulo. A missão recebida pelos participantes durante o Grand Prix foi encontrar soluções inovadoras para três grandes temas: envelhecimento da população, desastres ambientais e megaeventos. Leia mais. 

Confira reportagem do jornal nacional, da Rede Globo, sobre o Grand Prix. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.