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CSC08/05/2017

O novo CSC chegou. O que mudou?

Esclareça as principais dúvidas sobre a nova maneira de atender do Centro de Serviços Compartilhados

Toda mudança nos tira da zona de conforto, mas quando nos desafiamos, podemos alcançar nossos objetivos em menor tempo ou encontrar melhores soluções. Por isso, o Sistema Fiep está em constante evolução e, entre tantas mudanças, inovou na maneira de resolver os problemas de serviços administrativos e de tecnologia da informação.

Agora, queremos que você compreenda o que mudou para, então, colocar todos os benefícios do CSC em prática. Quem vai nos ajudar neste desafio, respondendo as principais dúvidas sobre a nova área, é a coordenadora da área de Serviços Administrativos, Ana Cristina Montanha Cesar Albrecht, uma das profissionais à frente deste importante projeto.

1. CSC é uma área e não um portal

Muitos colaboradores entendiam o CSC como um portal e não como uma área. Isso acontecia porque acessavam o csc.fiepr.org.br para abrir chamados. Porém, esse endereço, na verdade, os direcionava para a plataforma control desk (que hoje se chama Portal de Serviços – portaldeservicos.sistemafiep.org.br).  

O Portal de Serviços é uma ferramenta na qual é possível solicitar tanto suporte do CSC (ADM e TI), como de diversas outras áreas (Engenharia, Suprimentos, Processos, etc). Para te ajudar a identificar o que é atendimento CSC, os ícones para esses serviços foram destacados na cor verde. Todos os demais, foram coloridos em azul.

Já o CSC - Centro de Serviços Compartilhados é um setor composto por um time de mais de 70 especialistas. Eles recebem as solicitações abertas no control desk (atual Portal de Serviços) ou derivadas das ligações para o 9400, e trabalham para oferecer as melhores soluções.

2. Duas áreas, duas equipes de atendimento

Outra mudança significativa é que agora o time do CSC não atende mais às solicitações de Recursos Humanos. Por isso, dizemos que somos exclusivos de ADM e TI. Somos duas áreas diferentes e temos duas equipes distintas de atendimento.

Os chamados do RH podem continuar sendo abertos pelo control desk (agora Portal de Serviços). Agora, as tratativas serão conduzidas pelo próprio RH. Os colaboradores também podem procurar atendimento desta área por um ramal específico, o 9800, ou esclarecer dúvidas pelo Portal de RH.

3. Atendimento por telefone não é igual ao atendimento via chamado

Tanto o CSC quanto o RH oferecem para os colaboradores a oportunidade de buscar auxílio pelo ramal - 9400 para CSC e 9800 para RH. Mas é importante explicarmos que atendimento por telefone, em nenhum dos casos, é igual ao atendimento via chamado.

O colaborador só deve recorrer ao ramal quando não souber abrir seu chamado pelo portal ou quando não conseguir fazê-lo devido à indisponibilidade de serviços, como falta de energia elétrica, falha nos sistemas, entre outros problemas. O atendente que receber a ligação prestará auxílio ou ajudará a seguir o fluxo correto para chegar até a solução que procura.

4. Serviços administrativos compreendem ajuda para cadastro, transporte, viagens, documentos, correspondência, telefonia, segurança, limpeza, jardinagem e impressão

Desde o ano passado, serviços de TI já podiam ser solicitados pela ferramenta control desk. Por isso, a maioria das dúvidas sobre CSC hoje está concentrada nos serviços administrativos. Para saber tudo que você pode pedir no Portal de Serviços, acesse a ferramenta. Por exemplo: se você precisar locar um veículo, acesse o Portal de Serviços e preencha o formulário disponível em Administração>> Transportes >> Locação de veículo.

Ainda tem dúvidas? Mande pra gente!
Escreva para comunicacaointerna@sistemafiep.org.br e acompanhe todas as nossas divulgações sobre o assunto. A resposta que procura pode ser o tema de nossa próxima publicação!