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ÉTICA23/02/2017 - Atualizado em 24/02/2017

No lugar do Carlos, o que você faria?

Confira 5 dicas para garantir um bom relacionamento interpessoal



Era uma sexta-feira aparentemente 
tranquila como há tempos Carlos não vivenciava, a solução perfeita para finalizar aquela semana estressante e cansativa que parecia eterna 

A caminho para o trabalho, após um descuido, Carlos não consegue frear e bate o carro que ainda não tinha completado um mês de uso. Sem nenhum ferimento grave, além da dor de cabeça e irritação que já tinha tomado conta e acabado com seu diaele chega ao trabalho com duas horas de atraso para participar de uma reunião importante sobre um grande projeto da empresa.  

Já no início da apresentação, aconteceu o primeiro questionamento de um de seus colegas. IrritadoCarlos respondeu rapidamente e continuou. Passados dois minutos, uma nova opinião confrontava suas ideias. Ele, que já não aguentava mais tantas opiniões diferentes, tinha certeza de que o problema não era o projeto, mas sim uma questão pessoal. Em ato impulsivopassou por cima da mesa, acertou o colega no rosto criou um caos na sala de reuniões. 

E agora? 

Com certeza você já imaginou o que aconteceu com Carlos no final dessa história! Embora seja apenas uma ilustração fictícia, o exemplo do personagem nos faz pensar: e se fosse comigo? Depois de tantos problemas, o que eu faria?  

Para garantir o respeito e prevenir qualquer tipo de abuso, assédio e problemas no ambiente de trabalho, confira algumas dicas de relacionamento interpessoal: 

  • Tente sempre ser amigável – Tratar as pessoas com respeito e de forma agradável é o primeiro passo para um bom relacionamento com seus colegas de equipe. 

  • Seja um bom ouvinte – Escutar de verdade é estar aberto às novas opiniões e pontos de vista, sem pré-conceitos ou resistência.  

  • Aprenda a aceitar críticas construtivas – Não leve as críticas para o lado pessoal, tente ouvir e raciocinar, prestando atenção no que você pode melhorar e se beneficiar com este conselho. Use as críticas para crescer e estar sempre se desenvolvendo profissionalmente. 

  • Não direcione sua raiva a ninguém – Todos têm problemas pessoais, mas isso não pode afetar seu relacionamento com seus colegas. Por isso, desenvolver o controle emocional é imprescindível no ambiente de trabalho. 

  • Avalie o seu comportamento – Esteja constantemente analisando seus pontos fortes, mas, principalmente, os pontos fracos. Além do desenvolvimento pessoal, você exercitará a humildade e também a empatia com o próximo. 

Siga essas dicas e garanta um comportamento alinhado com os princípios do nosso Código de Ética e Conduta!  

Para relembrar as diretrizes do nosso Código, clique aqui.