Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CERTIFICAÇÃO21/12/2016 - Atualizado em 25/12/2016

Maturidade dos nossos Institutos Senai está acima do esperado

Nosso crescimento é gradativo e constante.

Os institutos Senai de Tecnologia e Inovação do Paraná passaram por avaliações de maturidade que mostraram bom desenvolvimento dos processos e trabalhos das instituições em 2016. As avaliações, feitas pelo Departamento Nacional do Senai e pelo Instituto de Fraunhofer, da Alemanha, são norteadoras para o desenvolvimento do trabalho diário dessas instituições. O processo verifica a situação atual do instituto em termos financeiros e de gestão, coletando informações e classificando o instituto conforme uma escala de maturidade, em que cada nível possui requisitos que devem ser cumpridos anualmente para se manter ou progredir.

Instituto Senai de Inovação

O Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica, que funciona em Curitiba, atingiu um nível de maturidade alto para uma instituição, com apenas três anos de funcionamento. Conforme a avaliação de maturidade ou Maturity Check, o ISI atingiu o nível 4c, em uma escala de níveis que vai até 9.

Segundo Luiz Carlos Ferracin, “mesmo com três anos de operação, nossa atuação representa uma rampa de crescimento que corresponderia, na Alemanha, a uma expectativa de período entre quatro e cinco anos”, diz.

Institutos Senai de Tecnologia

Todos os sete Institutos de Tecnologia do Senai (ITS) no estado tiveram boa avaliação por parte do Departamento Nacional, na opinião de Ferracin. O Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, de Londrina, teve índice 7; com índice 6 ficaram os institutos de Construção Civil (de Ponta Grossa) e Madeira e Mobiliário (de Arapongas); com índice 5 aparecem os institutos de Papel e Celulose (de Telêmaco Borba) e Meio Ambiente (Curitiba); e com o índice 4 estão os institutos de Alimentos e Refrigeração (Toledo) e Metalmecânica (Maringá). “O importante é que todos os Institutos tenham uma Maturidade Similar e que cresçam juntos, para que nos tornemos coesos e fortes”, afirma.

Para Ferracin, até mesmo as diferentes notas de avaliação de cada um dos institutos podem ajudar toda a rede a se desenvolver em conjunto.

O desempenho dos institutos é bem avaliado, inclusive, na comparação com outros, presentes nos demais estados brasileiros. O Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, por exemplo, foi o único a receber, até o início de dezembro, o índice 7 de maturidade. “Outros institutos do Paraná estão posicionados dentro da expectativa. Mas precisamos estar em alerta constante para que esta rampa continue ascendente, mesmo em momentos de crise econômica, como o que vivenciamos agora”, acrescenta Ferracin.