Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




De portas abertas24/11/2014

Mundo Senai recebe visitantes em 49 unidades

Unidades do Senai de todo o Brasil realizaram neste fim de semana (21 e 22) a 6.ª edição do Mundo Senai. Um evento destinado a alunos, ex-alunos, empresários e à comunidade em geral para apresentar os trabalhos desenvolvidos nas áreas da educação profissional, de inovação e de serviços técnicos e tecnológicos.

O Mundo Senai é realizado anualmente e oferece, gratuitamente, atividades como palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, visitas a laboratórios, além de atrativos culturais.

No Paraná, 49 unidades estão envolvidas. Em Curitiba, as quatro unidades desenvolveram intensa programação.

Campus da Indústria

No Campus da Indústria, uma das oficinas bastante procuradas foi a de Aparelhos de Costura. Ana Claudia Schimidt, de 33 anos, que é aluna do curso Técnico em Vestuário, participa da oficina para aperfeiçoar a prática oferecida no curso. “Estou gostando muito. Penso em ter um negócio próprio no futuro, provavelmente um atelier de costura especializado em camisas ou blazers”.

A oficina de Noções e Prática de Trabalho em Altura e Espaços Confinados despertou interesse. O estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho de uma instituição pública, Danilo Carmona, de 29 anos, pretende se especializar no trabalho realizado em espaços confinados e acredita que a oficina é importante para quem está iniciando na área.

CIC

Maria Aparecida da Silva, moradora da Cidade Industrial de Curitiba, ainda não conhecia a Unidade do Senai localizada no bairro e aproveitou a programação do Mundo Senai  para visitar a estrutura. “Estou acompanhando meu filho, que veio atualizar o cadastro dele na Feira de Estágios e Empregos. Já visitamos também a Feira do Livro e a mostra de cursos. É muito legal ter um evento desses acontecendo aqui”, conta Maria.

A programação na CIC também conta com uma série de palestras e minicursos nas áreas de panificação e meio ambiente. Entre outras atividades, abertas a toda comunidade, teve demonstração de robótica móvel. Outro destaque foi o robô industrial que foi programado para disputar partidas de jogo da velha com os visitantes.

Boqueirão

Um café da manhã com empresários deu início à programação do Mundo Senai na unidade do Boqueirão. Na sequência, os presentes visitaram as instalações e puderam participar de palestras. Uma apresentação de oficinas pedagógicas, pelos alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem, envolveu os participantes.

Entre as atrações do evento, estavam a exposição de carros antigos, a exposição de carros de rallye e a demonstração com drones.

Portão

A unidade Portão também apresentou grande programação no Mundo Senai. Um dos cursos mais procurados foi o de Técnico em Segurança do Trabalho, em que são demonstradas as técnicas de resgate vertical e trabalho em altura, além de uma abordagem primária de primeiros socorros. Também foram oferecidos os cursos: Técnico em Logística e Técnico em Informática.

Outras Unidades

Na Região Metropolitana, Araucária, Campo Largo, Pinhais, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Mandirituba, Fazenda Rio Grande e Rio Negro também ofertaram eventos do Mundo Senai. No Litoral, a unidade de Paranaguá programou a divulgação dos cursos e do Colégio Sesi, com um café da manhã para reunir empresários e a comunidade. Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ofereceu aos interessados oficinas de Elétrica, Eletrônica, Automação e Panificação, e muito mais. Também Irati, Palmeira, Castro, Guarapuava, São Mateus do Sul, Jaguariaíva, Telêmaco Borba e União da Vitória programaram ações para os visitantes.

No Noroeste do estado, Cianorte apresentou um simulado de trabalho em altura, com uma tirolesa, e a Exposição Projeto de Robótica. Outras atividades marcaram os dias do Mundo Senai em Maringá, Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama.

Em Londrina, no Norte do estado, uma exposição de carros de corrida da Escola de Pilotagem chamou a atenção. As unidades de Bandeirantes, Assaí, Apucarana, Arapongas, Cambé, Rolândia e Santo Antonio da Platina, também organizaram atividades que devem atrair grande número de pessoas.

E no Sudoeste, a unidade de Foz do Iguaçu ofereceu minicursos na área de Eletromecânica, entre outras atividades. Já em Palmas, Pato Branco, Cascavel, Ampére, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Marechal Cândido Rondon e Toledo oficinas, palestras, exposições e minicursos foram os destaques.

COMENTÁRIOS

Meuquizedeque T. Gonçalves - Terça-feira, 25 de Novembro de 2014 - 20:16:20 - Cianorte/PR

Em Cianorte o Mundo Senai, foi um sucesso, com Mini Curso de Atualização de Higiene Ocupacional, Trabalho em Altura, Atualização da NR-13 Caldeira, Redutores e Bomba Hidraulica, o no campo de inovações, maquinas automaticas para costura de jeans, sistema de gestão da materiais, equipamentos, pessoas, atraves do sistema da empresa ITAG - RFID Etiquetas Inteligentes (Radio Frequency Identification). Contou com a participação de Técnicos de Segurança da região, empresários, alunos e publico em geral.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.