Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Visita30/06/2014

Ministro da Educação enaltece parcerias com o Sistema Fiep

clique para ampliar>clique para ampliarHenrique Paim (de gravata vermelha) visitou os laboratórios do ISI em Eletroquímica (Foto: Mauro Frasson)

O Sistema Fiep recebeu na última sexta-feira (27) a visita do ministro da Educação, Henrique Paim. Ele esteve no Campus da Indústria, em Curitiba, onde conheceu as instalações do Instituto Senai de Inovação (ISI) e do Colégio Sesi Internacional. Paim também destacou a parceria do ministério com o Sistema Fiep em diversas ações, especialmente na oferta de cursos gratuitos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Veja outras fotos

Segundo Paim, a parceria com o Sistema Indústria, através do Senai, foi fundamental para a implantação do Pronatec. “Sabemos o quanto foi trabalhoso fazer essa parceria, com várias discussões no âmbito da CNI (Confederação Nacional da Indústria), mas quando alinhamos com o Sistema S, conseguimos construir o maior programa de educação profissional que o Brasil já teve, preocupando-se com um atendimento em grande escala”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que até o fim de 2014, o Pronatec deve cumprir a meta de 8 milhões de matrículas em todo o país desde que foi criado, em 2011. No Brasil, o Senai foi responsável por quase 40% das matrículas, sendo que no Paraná a participação da instituição chegou a 54%. A partir de 2015, a meta é ainda mais ambiciosa: realizar 12 milhões de matrículas nos quatro anos seguintes. “Só conseguimos alcançar os resultados a partir do esforço conjunto. E em função da meta estabelecida de 12 milhões de vagas, com certeza o Senai vai assumir um papel ainda mais preponderante, porque tem características e flexibilidade para ofertar educação profissional de qualidade em qualquer lugar do país”, afirmou o ministro.

Segundo Henrique Paim, essa também é uma preocupação do ministério da Educação. “Esse casamento entre academia e setor produtivo deve avançar. O Brasil hoje é o 13º país em produção científica. O desafio é transformar essa produção em pesquisa aplicada. Isso também depende da indústria, que deve demandar corretamente essa pesquisa”, disse.

Um dos esforços para alavancar a questão da pesquisa aplicada à indústria, que conta também com a participação do Ministério da Educação, é a implantação de uma rede de 24 Institutos Senai de Inovação (ISIs) em todo o Brasil. O ISI do Paraná, voltado para a área de Eletroquímica, foi o primeiro a ser inaugurado no país, em setembro do ano passado. Durante sua visita ao Campus da Indústria, o ministro conheceu os laboratórios já em funcionamento, que receberam investimentos de R$ 15 milhões. Já está em andamento a obra de construção da nova sede do instituto, que deverá ser entregue até 2015. Com investimento previsto de R$ 50 milhões, será erguido um prédio com 10 mil metros quadrados. “Ficamos muito felizes de perceber que o trabalho está sendo bem executado aqui no Paraná”, disse Paim.

clique para ampliar>clique para
                                          ampliarMinistro conversou com alunos do Colégio Sesi Internacional (Foto: Mauro Frasson)

Além do ISI, o ministro visitou também a estrutura do Colégio Sesi Internacional, projeto que está em seu primeiro ano. Com quatro turmas de 25 alunos cada, ele oferece acesso ao conteúdo regular do Ensino Médio com aulas ministradas em português e inglês. A unidade internacional adota a mesma metodologia inovadora aplicada em toda a rede de 51 Colégios Sesi no Paraná, que reúne mais de 13 mil alunos. Ela permite que os estudantes aprendam de maneira integrada, trabalhando as disciplinas em equipe, além de possibilitar a realização de um curso técnico no Senai em paralelo com o ensino regular. Paim se mostrou interessado pela metodologia do Colégio Sesi e afirmou que técnicos do ministério da Educação devem realizar novas visitas ao Paraná para conhece-la em profundidade e, eventualmente, aplica-la em ações do ministério.

Durante a visita, também foram apresentadas ao ministro as Faculdades da Indústria. Formadas pela união da Faculdade de Tecnologia Senai e Famec, elas somam a experiência do Sistema Fiep na área de ensino superior, com cursos voltados para as necessidades do setor industrial. Também faz parte das Faculdades a Escola de Gestão da Indústria, que oferece cursos de pós-graduação e de extensão voltados à gestão, com foco no desenvolvimento de carreira e aprimoramento de competências, capazes de impulsionar o crescimento das empresas.

 Assista à reportagem em vídeo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.