Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Metalmecânica12/08/2014

Maringá terá Laboratório Aberto de Inovação

Maringá vai receber um dos cinco projetos-pilotos do laboratório aberto que serão instalados no Brasil. O espaço denominado Laboratório de Inovação e Criatividade deverá ser inaugurado em setembro e ficará a cargo do Instituto Senai de Tecnologia (IST) Metalmecânico, com foco em desenvolvimento de inovações para este setor. O programa Laboratório Aberto – Senai é mais uma ação do Departamento Nacional do Senai e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para estimular a cultura da inovação no setor industrial. A seleção dos laboratórios foi feita pelo Senai com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Lídia Gomes, coordenadora de Tecnologia e Inovação do Instituto, explica que a ideia é que os empreendedores possam encontrar no local equipamentos técnicos e auxílio de profissionais especializados para desenvolver seus novos projetos, desde a ideia até a prototipagem da inovação. “A ideia não é que o empreendedor compre um serviço e sim que ele venha para este espaço e desenvolva aqui dentro a sua ideia”, explicou. Segundo Lídia, o Instituto já conta com diversos laboratórios como o de usinagem, soldagem, mecatrônica, automação e prototipagem com impressão em 3D, que estarão à disposição de empresas de todos os portes e startups.

Além da infraestrutura, os empreendedores também receberão treinamento para operar os equipamentos, uma vez que a proposta é que as próprias equipes das empresas realizem o desenvolvimento dos produtos. O espaço também possibilitará a troca de informações entre os idealizadores dos projetos, estimulando um ambiente criativo e colaborativo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.