Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Intercâmbios setoriais01/07/2015

Madeireiros de todo o país se reúnem em Curitiba

Propor um anexo para a NR-12 específico para o setor, destacar a atuação sindical, defender a contribuição assistencial compulsória e compartilhar os avanços das negociações coletivas. Estas foram as três ações consideradas prioritárias para o fortalecimento do segmento da Madeira no Brasil e passam a integrar um plano de ação setorial. As ações foram definidas por representantes de 16 sindicatos de madeireiros de todo o país, durante o Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Madeira, realizado nesta segunda-feira (29), na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

O Paraná foi escolhido para sediar o encontro pelas boas práticas do Sindicato da Indústria da Madeira de Imbituva (Simadi), convidado pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para apresentar seu case ao grupo.

O presidente do Simadi e vice-presidente da Fiep, Paulo Pupo, apresentou ao grupo algumas medidas que considera fundamentais para o desenvolvimento da indústria, entre elas a mobilização junto a governos estadual e federal pela desoneração fiscal, a exclusão do imposto sobre produtos industrializados (IPI) do compensado, desoneração do ICMS da energia elétrica, a volta do Sistema Geral de Preferências (SGP) – que permite que alguns setores de países em desenvolvimento exportem com redução ou até isenção da tarifa de importação – para a madeira compensada vendida para os Estados Unidos, e a recomposição do Reintegra – regime que permite o ressarcimento de tributos na cadeia de produção de exportadores. “Precisamos trabalhar pela defesa macro dos interesses da indústria para que haja alento”.

A central de compras criada pelo Simadi para seus associados foi uma das iniciativas apresentadas por Pupo. “Somos muitas empresas pequenas. Unidas, conseguimos negociar preços melhores”, explicou o presidente que também destacou a atuação conjunta dos industriais pela compra de madeira e posteriormente pela plantação de floresta para suprir o setor.

Assista à reportagem do Canal da Indústria

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.