Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Produtividade05/11/2014

"Longevidade no Trabalho Industrial" é tema do Instituto Sesi de Inovação

Novo Instituto vai pesquisar como o envelhecimento da população impacta o setor industrial; Instituto na Finlândia, que é referência na Europa, trouxe a expertise do tema para o Paraná
clique para ampliarclique para ampliarEmpresas paranaenses debateram sobre as principais demandas e necessidades das indústrias em relação à longevidade dos trabalhadores (Foto: Gelson Bampi)

O Instituto Sesi de Inovação iniciou, na última quarta-feira (29) em Curitiba, suas atividades com um diálogo com empresas paranaenses e o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional, FIOH na sigla em inglês, para conhecer as principais demandas do setor industrial que garantam a longevidade do trabalhador na indústria, com saúde e qualidade de vida. O tema vai fazer parte das pesquisas do Instituto Sesi de Inovação do Paraná, inédito no Brasil, e que completa uma rede de sete institutos espalhados pelo país que tratarão de assuntos fundamentais para a indústria brasileira. 

“Nosso objetivo é que o Instituto Sesi de Inovação seja referência para a tomada de decisões das indústrias, dentro de seus planejamentos estratégicos. Essa é uma nova proposta do Sesi, um novo modelo de orientação e soluções para que as organizações possam lidar com a questão da longevidade e da qualidade de vida dos colaboradores”, destaca o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares. 

No evento, os participantes debateram sobre o que esperam para o futuro das organizações. Entre as ações, os participantes destacaram uma indústria organizada e sustentável, com ambientes interativos de trabalho, gestão da criatividade, jovens convivendo com os mais experientes e troca de conhecimentos entre gerações, uso responsável dos recursos, entre outros. O resultado do debate fará parte de um banco de informações que ajudará na direção das pesquisas e estudos do novo instituto do Sesi.

clique para ampliarclique para ampliarGrupo de especialistas do FIOH visitaram a Volvo e a sede do Sistema Fiep, na CIC (Foto: Gilson Abreu)

Na Finlândia, o envelhecimento da população já é uma realidade e o FIOH realizou diversas pesquisas para entender esse cenário e ajudar as empresas na busca por soluções. “O que percebemos é que capacidade de trabalho não diminui conforme a idade. Outros pontos impactam nessa questão, como a satisfação com o próprio trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores”, revela a especialista do instituto finlandês, Marjo Wallin.

Além de participarem do diálogo com as indústrias, os especialistas do FIOH visitaram na manhã de quinta-feira (30) a indústria Volvo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Eles conheceram as instalações da fábrica e os principais programas realizados pela empresa e que impactam na longevidade do trabalhador. A visita continuou à tarde, nos laboratórios e dependências da sede do Sistema Fiep, na CIC.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.