A parceria técnica entre as Faculdades da Indústria em Londrina, o Museu Histórico de Londrina e demais parceiros, firmada em 2013 para a restauração do carro ferroviário foi finalizada e entregue ao museu na primeira quinzena de abril.
A ação faz parte do projeto “A Maria Fumaça se renova: conservação do patrimônio e preservação da memória em Londrina” e deu início aos preparativos da abertura oficial para visitação pública, no último dia 23 de abril, da centenária Locomotiva Baldwin, fabricada em 1910, e tem como compromisso buscar a resignação dos sentimentos e a preservação da memória e da história de Londrina e região com a exposição “Ferrovia e Café”.
Participaram da cerimônia de abertura o gerente do Senai em Londrina, Almir Gaspar Schenfeld, e o docente Marcos Bernardo de Lima.
“O empenho e dedicação dos alunos de Fabricação Mecânica e Manutenção Industrial na confecção das peças faltantes foi de grande relevância, pois demostrou na prática a necessidade de procedimentos e pesquisa específica para o bom desenvolver de um trabalho grandioso que valoriza a história e a memória de nossa cidade”, disse Lima.
A restauração Locomotiva Baldwin teve um custo de 140 mil reais e contou com a participação do Museu histórico de Londrina, Faculdades da Indústria em Londrina, Secretaria de Cultura do Município, a Associação de Amigos do Museu (ASAM), o projeto UnE Design da Unopar, além do Departamento de História e do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), e da equipe da Prefeitura do Campus Universitário (PCU).