Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Auditoria13/05/2014

Laboratórios do Senai iniciam processo de acreditação

clique para ampliar>clique para
                                          ampliarEquipe de Ponta Grossa já passou pela auditoria interna

Teve início na última semana, a segundo rodada de auditorias internas nos laboratórios do Senai visando o reconhecimento pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A atividade conduzida pela Gerência de Serviços Tecnológicos e de Inovação da instituição, em parceria com a Rede Paranaense de Metrologia, contempla a análise da documentação do Sistema de Gestão da Qualidade e a verificação da competência das equipes para a execução de ensaios, com base nos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025.

O laboratório de Construção Civil, em Ponta Grossa, foi o primeiro a ser auditado. Nesta semana, Maringá (Construção Civil) e Telêmaco Borba (Celulose e Papel) passarão pelo processo e, no próximo mês, Cascavel (Construção Civil), Arapongas (Madeira e Mobiliário) e Londrina (Alimentos e Bebidas). Após esta verificação, os laboratórios enviam ao INMETRO a documentação necessária para análise (fase já contemplada por Telêmaco Borba), e passam novamente por audição.

Se constatado que o laboratório possui um sistema de gestão da qualidade, apresenta condições técnicas e humanas para realizar os ensaios propostos, ele recebe então o certificado de acreditação do INMETRO. Prevê-se que todos os laboratórios sejam acreditados até 2015. Além disso, as novas estruturas laboratoriais estão sendo implementadas em Pato Branco (Construção Civil e Metalomecânica) e Maringá (Meio Ambiente) também passarão pelo processo nos próximos anos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.