Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




INMETRO14/10/2016 - Atualizado em 16/10/2016

Laboratório de Construção Civil do Senai, em Cascavel, recebe acreditação do Inmetro

O serviço, com quatro modalidades de ensaios, atende aos interesses de empresas da região Oeste do Paraná e facilitará o acesso aos serviços para as empresas da região. Confira!

O laboratório de construção civil do Senai da cidade de Cascavel recebeu acreditação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para realizar quatro modalidades de ensaios. Agora, as empresas da região Oeste do Paraná, que faziam pedidos de ensaios em laboratórios de outras regiões do estado ou até mesmo em São Paulo, poderão contar com este serviço sem precisar ir tão longe.

“Um laboratório próximo traz facilidade para as indústrias. Enviar os materiais para outros locais encarece o ensaio pelo deslocamento”, diz a responsável técnica pela qualidade do laboratório, Danielli Possamai Colpani Fortunato.

Os ensaios que podem ser feitos no laboratório são: em pré-fabricados, especificamente em blocos de concreto e paver; em blocos cerâmicos, e em concreto. “A intenção é ampliar o escopo futuramente”, diz Danielli, acrescentando que o laboratório faz outros ensaios, que seguem as normas regulamentadoras.

A equipe do laboratório está em atendimento com indústrias de várias cidades do Oeste do Paraná, dentre elas Foz do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Toledo, Entre Rios, Pato Bragado e São Miguel do Iguaçu. “Com a acreditação junto ao Inmetro, poderemos atender as demandas de empresas de cerâmica e de pré-fabricados, participantes do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), da nossa região”.

O projeto para a acreditação do escopo do laboratório do Senai em Cascavel teve um período de implantação que durou aproximadamente três anos, contando com adequação de layout, aquisição de equipamentos, capacitação de técnicos e realização de auditorias internas.

O laboratório de construção civil do Senai em Cascavel faz parte da rede do Senai de atendimento em tecnologia e inovação e é um polo avançado do Instituto de Tecnologia em Construção Civil, localizado em Ponta Grossa. No Paraná, o Senai possui sete institutos de tecnologia (ISTs). Além do IST de Ponta Grossa, a rede conta com os ISTs de Alimentos e Refrigeração (em Toledo), Celulose e Papel (Telêmaco Borba), Madeira e Mobiliário (Arapongas), Metal Mecânica (Maringá), Meio Ambiente e Química (Curitiba) e Tecnologia da Informação e Comunicação (Londrina). Além disso, possui um instituto de inovação em Eletroquímica, e conta com a maior rede privada de laboratórios integrados do país.