Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Curitiba e Foz17/03/2015

Jovens do ViraVida participam de oficinas da LEGO

Em março de 2015, os jovens do ViraVida Curitiba e Foz do Iguaçu iniciaram a participação nas oficinas de Robótica da LEGO. Seis alunos do Programa fizeram treinamento para aprender a metodologia da LEGO Education no evento Latinoware que aconteceu em outubro de 2014 na cidade de Foz do Iguaçu. Esta metodologia tem como objetivo o incentivo ao trabalho em equipe, o desenvolvimento do raciocínio logico e a aplicação da matemática a robótica. O objetivo é que estes alunos possam capacitar os demais para montar e programar robôs e cumprir o desafio proposto. As oficinas estão sendo muito bem aceitas pelos jovens, visto que grande parte deles se interessa bastante por tecnologia.

Encontro marca primeira etapa de inserção para nova turma do ViraVira

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) recebeu, na semana passada, 170 de jovens que participam do processo de inserção para a nova turma do ViraVida em Foz do Iguaçu, onde serão inseridos 50 jovens. Criado em 2008 pelo Serviço Social da Indústria - SESI, o ViraVida é um programa de inclusão socioprodutiva que promove a restituição de direitos aos adolescentes e jovens entre 15 e 24, anos em vulnerabilidade social. No Paraná o ViraVida foi implantado em 2010 nas cidades de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.

Em Foz do Iguaçu, o ViraVida foi implementado  no ano passado, por meio de uma parceria entre o SESI, a Fundação PTI e a Itaipu Binacional, e funciona dentro das instalações do PTI,  atendendo 3 turmas que totalizam 67 jovens. Para a nova formação deste ano,os jovens inscritos participaram de um processo de ambientação, realizado nos dias 12 e 13 de março, no qual foram apresentados os principais aspectos do programa, a equipe responsável e os cursos ofertados, além das atividades psicossociais e de desenvolvimento humano.

 “O ViraVida vem para suprir a falta social de um atendimento direcionado ao jovem em vulnerabilidade social. Temos orgulho de, há 5 anos, fazer com bastante competência um trabalho de inclusão social destes jovens”, disse a coordenadora local do Programa, Cássia Santana Ribeiro.

Essa é a primeira vez que o processo de inserção ocorre, desde o início, em parceria com a Fundação PTI. Ele é realizado a partir do encaminhamento das redes de atendimento, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Tutelar, a Vara da Infância, Núcleo de Proteção da Criança e do Adolescente (NUCRIA-Polícia Civil), entre outras, passando pelas etapas de Encontro Coletivo, Entrevista Individual e inserçãofinal dos adolescentes. Todas estas etapas seguem o manual de tecnologia social do ViraVida, que compreende ainda  a articulação e mobilização da rede e a inserção e acolhimento em consonância com os pressupostos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, bem como com outras legislações e normativas vigentes: Constituição Federal (arts. 226 e 227). A segunda etapa do processo está acontecendo no decorrer desta semana com a realização das entrevistas individuais e avaliação da equipe técnica, por meio dos estudos de casos.

“Temos aprendido com os jovens e nos tornado cada vez mais crentes na capacidade de transmutação de vivências de carências, em expressões de potências. Cada centavo investido no Programa se reverterá em jovens mais preparados para ingressar na sociedade e enfrentar o mercado de trabalho”, finalizou Cássia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.