Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




PARCERIA01/08/2016

Jornal para ensinar, ler e pensar

O Sesi renovou a parceria com o projeto Ler e Pensar, do jornal Gazeta do Povo, e os alunos ganharam a garantia deste conteúdo extra, em sala de aula, por mais uma temporada
clique para ampliarclique para ampliarLilian Luitz, gerente de educação do Sesi; o presidente Edson Campagnolo; a diretora da unidade Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), Ana Amélia Filizola, e Fares na renovação do contrato do projeto Ler e Pensar. (Foto: Gelson Bampi)

Você sabia que o Sesi é patrocinador do projeto Ler e Pensar da Gazeta do Povo? E que o Sistema Fiep recebeu o selo “Empresa Amiga da Educação” do Instituto GRPCom?

A parceria, que já dura quatro anos, viabiliza que alunos, professores e pedagogos das 55 unidades do Colégio Sesi recebam exemplares dos jornais diariamente nas versões impressa e digital. Além disso, os professores obtêm capacitação em como usar o jornal em sala de aula.

“O jornal é um instrumento valioso, que ajuda a transformar os alunos em cidadãos críticos, portanto, melhores, capazes de se posicionar diante dos acontecimentos,” explica José Antonio Fares, superintendente do Sesi. Ele destaca que o material é coerente com a metodologia do Colégio, que trabalha os conteúdos de forma interdisciplinar, com os alunos aprendendo de forma participativa e contextualizada.

Reflexão com o uso do jornal

.

No Colégio Sesi em Paranavaí, o colaborador e professor de História, Filosofia e Sociologia, Daniel Marques, usou o jornal durante suas aulas para debater assuntos sobre a atual política brasileira, racismo e identidade de gênero, por exemplo.

“Tudo começou com os encontros à tarde, do contra turno, para discutir atualidades. No início, os alunos não tinham um hábito tão intenso de leitura. Mas depois, com as discussões, eles passaram a relacionar espontaneamente as notícias ao conteúdo das aulas, fazendo um paralelo. Então percebi que era possível levar o debate à sala”, diz.

clique para ampliarclique para ampliarAluna do Colégio Sesi em Umuarama

Em Umuarama, a colaboradora e professora de língua portuguesa, Shirley Cintra, já trabalhou com os alunos a origem da violência social e agora está usando o jornal como base para a oficina “Vote Bem”. “É uma ferramenta fundamental para o processo de aprendizagem e para a formação de novos líderes autônomos. O jornal aproxima o aluno do que está acontecendo e incentiva o gosto dessa geração pela leitura”, destaca Shirley.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.