Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Negócios internacionais24/02/2015 - Atualizado em 25/02/2015

IEL traz alunos alemães para curso de especialização

clique para ampliarclique para ampliarEstudantes de mestrado da Alemanha foram recepcionados no Campus da Indústria, em Curitiba

Profissionais de grandes empresas da Alemanha, entre elas, Bosch e Mercedes, chegaram a Curitiba nesta segunda-feira (23) para estudar o mercado de negócios do Paraná, buscar novos conhecimentos e parcerias com indústrias. Eles participam do programa Mestrado em Gestão Internacional da Universidade de Steinbeis e, durante três semanas, ficarão na capital paranaense para obter também certificação na especialização profissional em Gestão e Planejamento Empresarial, do IEL. O grupo é composto por trinta e três alunos.

A iniciativa é resultado de parceria firmada em março de 2014 entre o IEL e a School of International Business and Entrepreneurship (SIBE) da Universidade de Steinbeis, da Alemanha. “O objetivo é a troca de experiências entre as duas instituições e a promoção de intercâmbios e parcerias entre profissionais e indústrias do Brasil e da Alemanha. Nesse período em que estarão aqui, os alunos irão visitar empresas e trocar informações, além de conhecer como funcionam as estruturas organizacionais no país”, conta o superintendente do IEL no Paraná, José Antonio Fares.

 Assista à reportagem do Canal da Indústria

Para o superintende do IEL Nacional, Paulo Mól, a parceria permite o encontro entre duas culturas e troca de conhecimentos. “A Universidade de Steinbeis é referência no ensino dual, que une a instituição de ensino e indústrias na elaboração de projetos que promovam o desenvolvimento empresarial. Nosso objetivo é que estudantes brasileiros também possam realizar este estilo de ensino e possam trocar experiências na Alemanha”, destacou. Nestas três semanas no Brasil, os estudantes alemães terão aulas sobre cultura organizacional brasileira, economia industrial, mercado financeiro brasileiro, gestão internacional, inovação e visitarão indústrias.

Eylem Temel, que trabalha na Mercedes Benz, na Alemanha, é uma das alunas do curso e conta que a iniciativa vai incrementar conhecimentos em relação ao funcionamento dos negócios no Brasil. “Estou interessada em conhecer como é o trabalho e as estruturas por aqui, como tudo é organizado e como funciona a cultura local”. Eylem destacou ainda que obter mais uma certificação no Brasil, por meio do IEL, também é um diferencial para a carreira e o currículo.

“Penso que as indústrias brasileiras e alemãs são diferentes e essa experiência vai nos mostrar na prática como cada uma funciona”, disse Julian Spöcker, que integra o grupo alemão. “Vir para um país em desenvolvimento como Brasil e fazer este programa de intercâmbio é realmente importante e ajudará no desenvolvimento de nossos próprios negócios”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.