Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




ANIVERSÁRIO I18/08/2015 - Atualizado em 19/08/2015

IEL completa 46 anos nesta sexta-feira

O IEL no Paraná comemora nesta sexta-feira, dia 21, 46 anos de fundação. Nos últimos anos, a instituição fortaleceu programas voltados à retenção e desenvolvimento de talentos para a indústria, além de intensificar a educação executiva e graduação, por meio da Faculdade da Indústria IEL. O Instituto foi criado em 21 de agosto de 1969 e seu nome é uma homenagem ao primeiro presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Euvaldo Lodi.

“Durante toda a sua história, o IEL contribuiu para a interação e aprimoramento da relação entre indústrias e centros de conhecimento, preparando e inserindo talentos no mercado de trabalho. Nos últimos anos, o Instituto vem passando por uma transformação, intensificando a oferta de cursos de educação executiva e de graduação, por meio da Faculdade da Indústria IEL”, destacou o superintendente do IEL no Paraná, José Antonio Fares. Segundo ele, desta forma, o IEL está presente em todas as etapas de carreira na indústria, que vai desde o estágio à educação executiva e capacitação empresarial, buscando soluções para o desenvolvimento e competitividade do setor produtivo.

Somente no primeiro semestre deste ano, o IEL já inseriu mais de 5 mil estagiários em empresas e indústrias do Paraná. Nos últimos três anos, mais de 5 mil alunos participam de cursos de educação executiva. Já a Faculdade da Indústria IEL, que tem sua sede localizada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, possui cerca de 2 mil alunos matriculados em nove cursos de graduação.

Soluções inovadoras e parcerias - Alguns programas do Instituto auxiliam empresas na identificação de talentos e na busca por soluções inovadoras. Este é o caso do Inova Talentos, uma iniciativa realizada em parceria com o CNPq e voltada para o desenvolvimento de projetos de inovação em empresas e indústrias. O programa já está na sua quarta chamada. Desde o seu lançamento, em 2013, abriu mais de 90 vagas para bolsistas no Paraná e teve 80 projetos executados.

O IEL também estabeleceu parcerias internacionais para aprimorar os cursos de educação executiva e de graduação. Em 2014, se tornou parceiro da Universidade de Steinbeis, da Alemanha. A instituição é referência no ensino dual, que alia a teoria vista em sala de aula com o desenvolvimento de projetos efetivos para empresas e indústrias. Três turmas de profissionais da Alemanha vieram para o Paraná neste ano para obter certificação pelo IEL. Eles fazem parte do programa de Mestrado em Gestão Internacional da universidade alemã. Uma nova turma deve chegar em setembro.

Neste mês, foi a vez de brasileiros irem conhecer Steinbeis e obter dupla certificação. Foram os alunos do LLM em Direito Empresarial Aplicado da Escola de Negócios da Faculdade da Indústria IEL. Eles permanecem no país até o final de agosto. Até lá, participam de palestras, seminários e visitam indústrias locais. “Nosso objetivo com essa parceria é promover a troca de conhecimentos e realizar intercâmbios entre alunos do Brasil e da Alemanha, além de aprimorar ainda mais os cursos ofertados pelo IEL no Paraná”, disse Fares.

Fórum IEL de Carreiras – Ainda no mês de aniversário, o IEL realiza nos dias 28 e 29 de agosto o Fórum IEL de Carreiras. O objetivo é orientar jovens sobre desenvolvimento profissional e promover diálogos sobre os desafios e tendências do mercado de trabalho. Uma arena será montada no Shopping Estação, onde serão realizadas palestras moderadas por Gabriel Pensador, além de oficinas e sessões de coaching individuais. As inscrições são limitadas e devem ser feitas no site www.ielpr.org.br/forumieldecarreiras.

Unidades - O IEL possui seis unidades fixas no estado. Elas ficam nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Curitiba e Cascavel. Além delas, todas as unidades do Sistema Fiep no Paraná estão preparadas para atender a população que deseja mais informações sobre o IEL. Saiba mais no site www.ielpr.org.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.