Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




INOVAÇÃO + MARATONA18/04/2016

Hacka o quê? Entenda o que o Senai em Londrina tem a ver com os Hackathons

O Paraná tem recebido cada vez mais maratonas de tecnologia e o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação está por dentro desse cenário ligado ao empreendedorismo e à inovação
clique para ampliarclique para ampliarEquipe do Senai Londrina em hackathon promovido em 2015. 

Não é todo dia que se consegue uma solução tecnológica rápida para um problema de uma empresa. Mas, por incrível que pareça, isso é possível. Essa é justamente a ideia dos Hackathons: maratonas que reúnem programadores, designers, empreendedores e outros profissionais para desenvolver, em tempo recorde, um software que atenda ao desafio proposto em uma competição. Quem tem o melhor projeto leva o prêmio.

Gerente do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, Silvana Mali Kumura acredita que estar presente nos Hackathons traz benefícios para o Senai de duas formas. “Tanto para ações de educação (pois traz alunos dos variados cursos de TIC para participar) e para as ações de inovação (pois estimula o desenvolvimento de softwares inovadores). Sem dúvida fomenta o empreendedorismo”, diz. 

Cidade genial

Londrina, cidade na qual o instituto está localizado, tem se tornado um expoente no Paraná nesse tipo de competição. Em dois anos, foram realizados três Hackathons importantes, incluindo o Smart Agro, que terminou na última semana. Por trás desses eventos, está um grupo de empresas públicas e privadas, além de universidades, comprometidas com o desenvolvimento tecnológico da região: o Londrina Genial, grupo do qual faz parte o Instituto de TIC.

Para Silvana, a cidade tem vivido nos últimos 10 anos um grande fortalecimento de seu Ecossistema de Inovação. “Isso se deve, principalmente ao fortalecimento do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação, que sem dúvida foi o catalisador de todo esse movimento”, complementa.