Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Semana pedagógica21/07/2015

Gerência de Educação Profissional do Senai reúne coordenadores

clique para ampliarclique para ampliarSenai Boqueirão

Nos dias 14 e 15 de julho, oito unidades do Senai no Paraná reuniram cerca de 200 coordenadores de Cursos Técnicos para a Semana de Capacitação Técnico-Pedagógica.

Foram apresentadas mais de cem experiências relacionadas à área da Educação Profissional, além de muitas discussões técnicas envolvendo empresas parceiras e uma videoconferência sobre Regimento Escolar.

Participaram dessa edição todas as unidades do Senai distribuídas nas cidades de Ponta Grossa, Londrina, Maringá (CTM), Cascavel e Cianorte. Em Curitiba, as atividades foram desenvolvidas na CIC, Boqueirão e Campus da Indústria. Os coordenadores das áreas de Segurança do Trabalho, Eletroeletrônica, Metalmecânica, Automotiva, Construção Civil, Gestão, Têxtil e Vestuário e Tecnologia da Informação puderam trocar experiências e alinhar ações de forma a ter uma maior padronização na oferta dos cursos em todo o estado.

clique para ampliarclique para ampliarSenai Campus da Indústria

De acordo com a gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai, Rosane Lara, a Semana Técnico-Pedagógica tem como objetivo “atender a uma solicitação antiga de integrar as equipes técnicas, promovendo a atualização técnica e pedagógica dos coordenadores de cursos, por meio da troca de experiências.”

Na Cidade Industrial de Curitiba, 25 coordenadores participaram da capacitação, abordando temas relacionados a aspectos técnicos da área Eletroeletrônica, bem como a prática pedagógica. Everton Trombetta, de Pato Branco, avaliou o encontro como positivo. “Foi possível ver a realidade das outras unidades e conhecer as boas práticas para poder melhorar o processo na unidade em que atuo”, afirmou.

clique para ampliarclique para ampliarSenai Cascavel

O coordenador da área de Eletroeletrônica do Senai em Paranavaí, Jorge Matueda, ressalta que encontros como a Semana Técnico-Pedagógica tornam mais fácil a aplicação e a operacionalização da metodologia Senai. “Elas propiciam o compartilhamento das informações e das boas práticas”.

Matueda apresentou a boa prática “Case: Sensibilização para operacionalizar a Metodologia Senai de Educação Profissional”. Em forma de bate-papo, a abordagem mereceu a receptividade dos participantes. “Fico feliz em poder compartilhar o que vem sendo construído no Senai. Com isso, podemos fazer diferença na vida dos nossos alunos”, disse o coordenador.

clique para ampliarclique para ampliarSenai Cianorte

Edson Vander Lopes, coordenador de Educação Profissional da unidade da CIC, assegurou que o encontro era um anseio de todo o pessoal da área técnica para a troca de experiências. “Cada um pode mostrar o que faz em suas unidades e, ao mesmo tempo, fazer uma análise sobre o que agrega aos cursos e para os alunos”.

Os 30 coordenadores de cursos que estiveram no Senai Campus da Indústria também ficaram motivados com a ação. No Boqueirão, ocorreu a palestra da empresa Belly Tank Brasil que é parceria do Senai e apresentou tecnologias desenvolvidas para a área automotiva.

Para a coordenadora do Senai Portão, Francismara Martins Gawlik “os alinhamentos estão convergentes com a intencionalidade da  padronização do curso em nosso estado. Acredito que o resultado estará refletido na qualidade do processo educativo”.

clique para ampliarclique para ampliarSenai Londrina

Em Maringá, na Unidade do Senai CTM, o coordenador de Educação Profissional, Cláudio Alves Batista, também comemorou os resultados da ação. Segundo ele a capacitação foi um sucesso! “O trabalho realizado junto aos coordenadores de Cursos Técnicos foi fantástico! Esse sucesso se deu, pois era uma ação esperada e desejada por todos já há algum tempo. É uma grande oportunidade conhecer o colega de outra unidade, que tem as mesmas atribuições, identificar quais são as pessoas que podem vir a ajudá-lo em situações de dúvidas ou de desconhecimento”, afirmou.

Ainda em Maringá, o coordenador de cursos, Roger Rubik, destacou a importância de tratar temas relacionados ao Regimento Escolar: “ensino e legislação têm uma importância muito grande neste momento em que o respeito ao ser humano está em evidência. É fundamental  a inclusão desta semana no calendário escolar já que buscamos garantir a qualidade dos processos educacionais do Senai no Paraná”.

Em Cianorte, estiveram reunidos os coordenadores dos cursos da área Têxtil e de Vestuário. E segundo a gerente da unidade, Sueli Coelho, “a troca de experiências proporciona para os coordenadores, além de conhecimento, a segurança na realização das atividades do dia a dia”.

clique para ampliarclique para ampliarSenai Maringá

Diante do sucesso da Semana, Rosane Lara comemorou o resultado. “O entusiasmo e o profissionalismo de todos os envolvidos com a Educação Profissional, foi o destaque da Semana Técnico-Pedagógica. A integração das equipes não para, mas para novas ações presenciais já há um planejamento no Calendário Escolar 2016 para realização da segunda edição da Semana Técnico-Pedagógica!”.

O diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, parabenizou os participantes, a gerência de Educação Profissional e Tecnológica e a gerência Corporativa de Recursos Humanos pela iniciativa. “É realmente gratificante verificar o que aconteceu durante a Semana Técnico-Pedagógica. Creio que resgatamos um grande valor que esta instituição sempre teve de incentivar e estimular o intercâmbio de experiências bem-sucedidas e o alinhamento dos processos técnicos pedagógicos e de gestão”. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.