Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Gestão e carreira01/09/2015

Fórum IEL debate carreiras do futuro, estilo de vida e trabalho

Cerca de dois mil jovens participaram na última sexta e sábado (28 e 29) do Fórum IEL de Carreiras, em Curiitba. O evento aconteceu no Shopping Estação e reuniu profissionais empreendedores que contaram suas experiências para quem está começando a vida no mercado de trabalho. Oficinas e sessões de coaching individuais também integraram a programação. O cantor Gabriel, O Pensador, foi o mediador das palestras do fóum.

O primeiro dia do evento debateu sobre as novas tecnologias digitais, empreendedorismo e intraempreendedorismo. Já no sábado, os palestrantes destacaram as possibilidades de carreira no futuro, além de estilo de vida e trabalho. Para Gil Giardelli, estudioso da cultura digital e difusor de conceitos ligados à sociedade em rede, o que vem por aí é uma economia circular, com um grande grupo de jovens querendo inovar.  O capitalismo entrará na sua quarta onda, na qual reciclar terá grande importância. “A inteligência artificial também está chegando. Daqui dez anos será mais comum as pessoas terem drones e robôs do que smartphones. As inovações da impressora 3D significam uma nova era para a manufatura e indústrias”, disse.

Rodrigo Alvarenga, que trabalha com startups, destacou que as carreiras do futuro serão construídas e terão a ver com pessoas. Ele deixou uma dica aos jovens do evento. “Conectem-se com as pessoas, prestando atenção nelas e nas suas necessidades. Sejam também protagonistas da sua carreira”.

Gui Pilleti, fundador da Perestroika, foi palestrante do segundo e último bloco de palestra do dia. Ele destacou a importância da profissão e de se fazer o que gosta. “O trabalho ocupa boa parte de nosso tempo e acaba sendo nosso maior espelho, representa o que a gente é como pessoa. Se encaramos o trabalho como algo chato, também estaremos comunicando isso aos outros. Tudo que a gente faz diz coisas sobre nós mesmos”, relatou.

clique para ampliarclique para ampliarO cantor Gabriel, O Pensador, foi o mediador do evento (Foto: José Paulo Larcerda/CNI)

Quem passou pelo Fórum destacou os aprendizados que levarão para a vida profissional e pessoal. José Bueno, de 17 anos, de Ponta Grossa (PR), participou do evento com um grupo de amigos da escola. Ele disse que vai voltar para casa com novas ideias. “Assisti uma das palestras que abriu muito minha mente. Encorajou muitas pessoas a bater de frente com o mundo e não ter medo de fazer suas escolhas. Nós jovens temos o receio de arriscar, mas é preciso sair da zona de conforto”, afirmou.

A estudante Jakeline Mendonça, de 17 anos, de Telêmaco Borba (PR), conta que o evento mostrou oportunidades, principalmente para aqueles que como ela estão no terceiro ano, prestes a tomar decisões. Das várias oficinas disponíveis, ela escolheu uma sobre as startups. “É muito legal porque é uma porta para o sucesso e de pouco investimento. Ainda mais pra gente que está começando e vai partir do zero”, explicou.

COMENTÁRIOS

ChatGPT po Polsku - Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023 - 06:04:03 - Manaus/AP

Are you looking for the best tool to write large and creative texts effortlessly? We have the perfect solution! ChatGPT in Polish, the world's best natural language processing service, is here to make your life easier! Our ChatGPTPL.com website offers exciting features, powered by OpenAI's revolutionary ChatGPT API.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.