Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Trânsito e transformação15/09/2015

Fórum debate educação e fiscalização no trânsito

O III Open Fórum Trânsito e Transformação: caminhos para a mobilidade segura aconteceu hoje (15), no Campus da Indústria, em Curitiba. A iniciativa do Sesi no Paraná, Cifal Curitiba/Unitar, Instituto Renault e Ecovia, promoveu o diálogo sobre temas como educação para o trânsito, comportamento preventivo e fiscalização. O evento contou com a participação de mais de 750 pessoas.

“Um dos indicadores mais preocupantes é o acidente de trajeto, sendo um desafio para empresas e indústrias dialogar sobre a segurança dos seus colaboradores. Neste sentido, ainda temos que trabalhar muito em ações de prevenção a acidentes de trânsito”, salientou o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares.

Participaram do evento o especialista em educação e segurança no trânsito, Eduardo Biavati; piloto de testes Cacá Clauset; pilota de stock car, Bia Figueiredo e o vice-presidente  do Instituto Renault, Caíque Ferreira.

O especialista Eduardo Biavati apresentou alguns números sobre acidentes de trânsito e como o comportamento preventivo e o respeito à legislação podem prevenir acidentes. “A velocidade é um fator determinante para reduzir o impacto dos acidentes de trânsito”. Segundo ele, um pedestre que sofre um atropelamento com o carro a 30km/h tem 10% de chance de morrer. Se o carro estiver a 50km/h, este índice aumenta para 80%.

Alguns números foram apresentados durante a apresentação do especialista. Segundo dados de 2013, no Brasil há 20 mortes para cada 100 mil habitantes. Na Espanha, este número é de 4,1 mortes para cada 100 mil. “Além de investir em educação, a Espanha investiu em um aparato de fiscalização”, salientou Eduardo.

Cacá Clauset apresentou alguns resultados de um curso de direção defensiva realizado pelo Instituto Renault com 20 universitários. Ele apresentou os riscos de dirigir utilizando smartphones devido a queda do nível de atenção do condutor. “O que vai fazer a diferença para que possamos diminuir o número de acidentes é a educação”, destacou.

A questão da utilização dos itens de segurança também foi um dos destaques. “O cinto de segurança continua sendo o item mais importante de segurança”, salientou Caíque Ferreira.

“Por mais que você esteja dirigindo sozinho no carro, o ato de dirigir é coletivo: precisamos respeitar o pedestre, o ciclista e os demais motoristas”, disse o piloto Cacá Clauset.

COMENTÁRIOS

Arly Dias Cabral - Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2016 - 20:55:32 - Buritis/RO

Visando ajudar na educação para um trânsito melhor desenvolvi este site onde leva por meio de jogo da memória o conhecimento das placas de sinalização de trânsito.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.