Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Integração20/04/2015

Fiep, Fiesc e Fiergs realizam 2º Workshop de Serviços Compartilhados

Representantes das áreas compartilhadas das instituições se reuniram no Campus da Indústria, nos dias 16 e 17 de abril
clique para ampliarclique para ampliarO presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, participou da abertura do encontro e deu as boas-vindas aos representantes das federações do Sul (Foto: Gelson Bampi)

Superintendentes, gerentes e coordenadores de áreas compartilhadas das Federações das Indústrias dos Estados do Paraná (Fiep), Santa Catarina (Fiesc) e Rio Grande do Sul (Fiergs) participaram, na última quinta e sexta-feira (16 e 17), no Campus da Indústria, do 2º Workshop de Serviços Compartilhados das Federações das Indústrias do Sul. O encontro tem como objetivo buscar soluções conjuntas para problemas comuns, disseminar boas práticas e iniciativas para racionalização de recursos e fortalecimento das entidades. O primeiro workshop foi realizado em 2014, em Santa Catarina. 

Confira mais fotos aqui. 

“Nossa intenção é promover a troca de experiências e integração entre as entidades. Neste ano trabalhamos temas transversais para provocar uma reflexão e mostrar para as áreas meio qual é o seu papel nas organizações, para que passem a atuar de forma mais  estratégica”, disse o superintendente do Sistema Fiep, Ovaldir Nardin. Segundo ele, as áreas de Tecnologia da Informação (TI), Compras e Relações com o Mercado foram as que mais trocaram experiências e boas práticas entre as federações nesse último ano, promovendo soluções conjuntas. 

Além da troca de experiência e divisão de desafios comuns entre as federações, a primeira edição do  workshop também apontou a necessidade de produção de manuais, o que já foi atendido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “São pequenos manuais de processos, que já estão sendo utilizados, orientando ações comuns em todos os estados, especialmente nos setores de compras, jurídico e recursos humanos”, explica Ovaldir. 

Durante os dois dias de trabalho foram realizadas palestras e debates sobre temas ligados ao desenvolvimento e crescimento da indústria. As novas tecnologias e os negócios, o protagonismo da indústria de transformação e os desafios da Fiep, Sesi, Senai e IEL na promoção de soluções para as indústrias foram as principais abordagens.

Para o diretor e superintende da Fiergs, Carlos Heitor Zuanazzi, o encontro é muito importante e positivo para as federações, que têm muitos trabalhos em comum. “A mudança no contexto econômico e social exige velocidade e melhoria dos processos e quando nos juntamos para trocar ideias, facilitamos a promoção de soluções”, destacou.

Segundo Silvestre José Pavoni, superintendente de serviços compartilhados da Fiesc, o grupo compartilha muitas informações, dificuldades e boas práticas que auxiliam no cumprimento das atividades e na redução de custos nas federações. “Por meio desta iniciativa, as áreas compartilhadas conversam mais e estudam soluções juntas”, disse. O próximo encontro acontece no ano que vem, no Rio Grande do Sul.