Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




20/04/2015 - Atualizado em 22/04/2015

Faculdade de Tecnologia Senai CIC promove série de palestras

Princípios para Educação Empresarial Responsável e a Equidade de Gênero e Raça estão entre os assuntos debatidos
clique para ampliarclique para ampliarPrincípios para Educação Empresarial Responsável foi o assunto apresentado para professores da instituição (Foto: Divulgação)

A Faculdade de Tecnologia Senai CIC, em parceria com Gerência de Educação Profissional e Tecnológica, vem promovendo em suas instalações uma série de palestras aos professores da instituição. A mais recente foi realizada no dia 15 de abril, sobre os Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME), uma ação da Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva instituições ao redor do mundo na formação de líderes globalmente responsáveis. 

Lançado em 2007, durante o Global Compact Leaders Summit da ONU , em Genebra, o PRME é o primeiro relacionamento organizado entre as Nações Unidas e as escolas de negócios. A missão do PRME é inspirar e premiar as iniciativas de Educação para gestão responsável, pesquisa e de pensamento de liderança global. 

O Senai é um dos participantes do programa  e se compromete a cumprir os seis princípios: Propósitos, Valores, Método, Pesquisa, Parceria e Diálogo. Para esclarecer sobre o assunto, as colaboradoras da área de Alianças Estratégicas Patrícia Charvet e Isabela Gloger foram as palestrantes. 

Segundo Patrícia, a palestra teve o objetivo de levar aos cerca de 30 professores participantes, informações sobre iniciativas do Senai, relacionadas ao PRME. “Seguimos os princípios da ONU, que prega um mundo melhor”, disse.

Isabela ressaltou a iniciativa. “Ações como essa desenvolvem uma cultura de formação e compartilhamento de conhecimento dos produtos e serviços prestados pela instituição”, afirmou.

clique para ampliarclique para ampliarPalestra realizada no dia 08 abordou o tema Equidade de Gênero e Raça no ambiente de trabalho (Foto: Divulgação)

Equidade de Gênero e Raça - Já o encontro anterior, no dia 8 de abril, reuniu aproximadamente 40 docentes, pedagogos e o coordenador de Educação da Faculdade de Tecnologia Senai CIC, para uma palestra sobre Equidade de Gênero e Raça no ambiente de trabalho. O assunto foi apresentado por Beatriz Santa Rita, coordenadora do Programa Pró Equidade de Gênero e Raça, do qual a área de Recursos Humanos é responsável. Também palestrante foi Cláudia Schittini, integrante do Comitê Técnico de Pró-Equidade de Gênero e Raça. 

De acordo com Beatriz, um dos desafios do programa é alcançar a equidade nas equipes de trabalho, levando o tema para todas as unidades. “Ao mesmo tempo, é necessário apresentar respostas às demandas surgidas em salas de aula, por isso é cada muito importante que o corpo docente esteja preparado para lidar com o tema diversidade na educação”, afirmou. 

A palestra teve por objetivo explicar o programa e quais as metas estabelecidas para cada casa do Sistema. Os próximos passos serão a capacitação dos colaboradores das unidades e, no Senai, de todos os profissionais de educação.

Para Cláudia, o programa é importante porque não só busca a equidade no ambiente de trabalho, como também o respeito às diversidades que existem nele. Segundo ela, toda a instituição deve estar ciente dos movimentos do mundo em relação á diversidade e de como isso impacta nas relações do processo educacional.

Em 2009 o Sistema Fiep, por meio do Sesi, aderiu ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal. Em 2011, o Senai aderiu e desde o ano passado Sesi, Senai, IEL e Fiep fazem parte do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça. Ao fazer esta adesão, o Sistema Fiep se comprometeu com a implementação de ações em oito dimensões relacionadas, sobretudo, à gestão de pessoas para a promoção da equidade na organização. A capacitação de equipes é uma das ações do Plano de Ação 2014-2015. Ao cumprir 70% das metas pactuadas com o Governo Federal, as casas conquistam o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em sua 5ª edição. 

Mais informações: equidade@fiepr.org.br