Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Eleições 201427/10/2014

Estudo da Fiep aponta a configuração política dos próximos 4 anos

O departamento de Assuntos Legislativos da Fiep fez uma análise do resultado das eleições no Paraná. O levantamento apontou uma renovação inferior a 50% no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. A renovação da bancada paranaense na Câmara Federal também ficou abaixo dos 50%.

A equipe utilizou indicadores do Congresso Nacional como base para o estudo – que consideram os resultados das eleições de 2010 e 2014, independentemente de mudanças ao longo da legislatura. De acordo com este parâmetro, a renovação no Congresso em 2014 foi inferior a 2010 – de 46,4% para 43,5% em 2014. Na Assembleia, a renovação foi de apenas 38,8%, com apenas 21 novos deputados eleitos.

Segundo o levantamento, 36,7% da população votou em algum candidato a deputado federal que não conseguiu se eleger.  Na Assembleia Legislativa do Paraná esse número é ainda maior – 49,5% dos paranaenses não conseguiram eleger seus candidatos, por conta do voto proporcional, modelo político adotado no Brasil que determina que a proporção de cadeiras parlamentares ocupada por cada partido é diretamente determinada pela proporção de votos obtidos pela coligação, e não pelo candidato.

A pouca representatividade e a baixa inovação preocupou os conselhos temáticos de Assuntos Legislativos, e Política Industrial, Inovação e Design da Fiep, onde o estudo foi apresentado. Para o coordenador do conselho de Assuntos Legislativos, Helio Bampi, os números revelam a necessidade de uma reforma política, para que cada voto tenha mais poder de mudança. “Não vejo saída positiva com esse sistema, que pouco renova. É preciso pensar globalmente e parar de comparar o Brasil com o Brasil. Há uma urgência em avançar em temas onde outros países estão muito mais avançados e, para isso, é necessário um pacto pela inovação e competitividade”, defendeu Bampi.

COMENTÁRIOS

karl udo heinrichs - Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014 - 10:16:58 - Curitiba/PR

Precisamos urgentemente de uma reforma política, voto distrital misto, acabar com a reeleição, unificar as datas de eleição municipal com a majoritária estadual e nacional, clausula de barreira, deixar de patrocinar partidos de aluguel, com menos de 5% de representatividade, com tempo de televisão e rádio e fundo partidário, obrigado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.