Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




FOLHA DE PAGAMENTO19/01/2017 - Atualizado em 22/01/2017

Entenda seu holerite!

Saiba mais sobre o seu demonstrativo de pagamento e confira os novos valores de descontos de INSS.

Muito provavelmente você já ficou alguns minutos olhando para o valor do salário que foi creditado em sua conta bancária, sem entender como a empresa chegou naquele veredito. #quemnunca?!

Guardamos na memória a proposta salarial de nossa contratação, mas, poucos meses depois, esquecemos que temos que contribuir com uma parte dos custos dos benefícios, além de exercer a nossa cidadania por meio do pagamento de impostos.

Por isso, é importante entender as informações contidas em seu holerite, também conhecido como contracheque, demonstrativo de pagamento e/ou recibo de vencimento, que nada mais é do que o documento oficial para comprovação de renda e de vínculo empregatício, que certifica o pagamento da remuneração.

Para ajudar, explicamos as deduções (tudo que sai do seu salário) mais complexas de entendimento, inclusive débitos de INSS, que acabam de passar por reajuste. 

- Desconto de INSS ou Contribuição para Previdência Social: é o valor que você paga sempre que recebe salário, baseado na tabela fixa abaixo. As taxas variam de 8% a 11%, mas existe um teto máximo de contribuição de R$ 608,44. 

 Fonte: http://www.previdencia.gov.br/

 - Desconto de IRRF ou Imposto de Renda Retido na Fonte: é um imposto que age sobre sua renda, caso seus rendimentos mensais sejam superiores a R$ 1.999,18. Se você estiver nesta faixa, além do acerto de contas anual, você está sujeito a ter imposto de renda retido na fonte, cujo valor devido não depende exclusivamente do seu salário bruto, mas sim da base de cálculo estabelecida anualmente pela Receita Federal.

Está mais claro agora? Pratique tudo que aprendeu consultando seu holerite. Basta acessar o Portal RH!