Nos dias 10 e 11 de dezembro, analistas de relações com o mercado, gerentes de unidade e de áreas corporativas participaram do Encontro de Mercado 2015 para discutir como inovar no relacionamento com o cliente; os colaboradores também conheceram as metas das casas para o ano que vem. “Vocês têm a carga de levar a nossa casa para a indústria e em 2015 teremos que ter ousadia, determinação e inovação e estar sempre conectados com muita interação”, destacou o presidente Edson Campagnolo.
O Encontro de Mercado 2015 contou com uma palestra sobre inovação com o especialista Moyses Simantob, além de uma dinâmica com post its e um talk show. No final do evento, um painel com a palavra “inovação” foi montado com todos os post its usados durante as atividades, com insights sobre o que os participantes julgaram mais importante no conteúdo.
“Fazer inovação é estar com o pé na indústria, lá dentro ouvindo as necessidades, e com o olho no consumidor; e em 2015 será um ano de cocriação com a indústria”, provocou Simantob. “Em momentos de dificuldade é quando temos mais oportunidades. Uma indústria para crescer e fazer crescer precisa inovar, em processos e em produtos, e nós precisamos mudar junto, melhorando o nosso relacionamento com o cliente”, disse Robson Gravena, coordenador de relações com o mercado do Sistema Fiep.
Para Thiago Endres, gerente de desenvolvimento da Rede de Mercado da CNI, a interação de todos os departamentos regionais tem fortalecido essa rede e a marca do Sistema Indústria. “Vocês têm uma equipe fortalecida de mercado aqui no Paraná e que é referência nacional, além da nossa parceria na metodologia de atendimento consultivo do Sistema Indústria com o IEL Paraná”, destacou.
Pé na indústria
Ouvir o cliente e oferecer soluções customizadas para a indústria foram os destaques do Encontro de Mercado. Essa é a ideia do marketing moderno, entender o que a indústria quer e trabalhar em conjunto com ela na criação de produtos e serviços. “Isso vem de encontro com o que a gente vê no mercado. Precisamos sentir a real necessidade desse cliente, estar perto dele e manter um relacionamento de confiança”, explica Naira Pizzinatti, analista de mercado do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina.
“Esse conceito de cocriação com a indústria já acontece no setor moveleiro na área de design de móveis e estamos tentando fazer isso com os nossos serviços e já trabalhamos com a interação entre outras cidades e indústrias para manter essa confiança com o consumidor”, diz Rafael Gonçalves, analista de mercado de madeira e móveis de Arapongas.
“O nosso objetivo é ouvir o cliente, mas também é fundamental ouvirmos o cliente do nosso cliente que é o consumidor final. O relacionamento e a nossa confiança fazem a diferença e fidelizam a indústria”, lembra Jackson Roesler, analista de mercado de Campo Largo.
Veja mais fotos do Encontro de Mercado
Atenção!
O Nosso Sistema entra em férias a partir desse semana (a gente também tem que descansar, né?!) e volta em fevereiro!