Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Soluções para indústria07/07/2015

Desafio de Projetos Integradores do Senai seleciona 26 projetos

Com o objetivo de trazer a inovação para as salas de aula, o Desafio Senai de Projetos Integradores mobilizou mais de 2.200 alunos de cursos técnicos em todo o Brasil, envolvidos em 571 projetos, na busca de soluções a problemas enfrentados pelas indústrias do país. No Paraná, mais de 350 estudantes apresentaram projetos. Vinte e seis trabalhos foram selecionados e serão avaliados por uma banca regional.

A iniciativa é do Senai Nacional, com apoio do Senai Centro Internacional de Inovação, em Curitiba. De acordo com Elaine Cristina de Andrade, da área de Educação do Senai no Paraná, sob a orientação dos professores, os alunos trabalham em sala o desenvolvimento de projetos relacionados a quatro desafios: a transformação de resíduos industriais em aplicações que produzam valor à sociedade, a ampliação do uso de energia renovável em residências ou em empresas, a mobilidade urbana com tecnologias e sistemas de informação e comunicação eficientes, e a otimização do uso da água nos processos de fabricação, com soluções econômicas.

Segundo Elaine, o desafio tem dois pontos principais. “O primeiro é a integração dos alunos para que durante o aprendizado por projetos, se inspirem no caminho do empreendedorismo e vislumbrem novas oportunidades no real contexto em que estão inseridos. O segundo é vincular o aprendizado técnico com mais um curso diferente, o que se transforma em desafio para o aluno e para o docente orientador”, diz.

Empreendedorismo inovador

Os estudantes que participam do desafio, interagem e postam suas ideias e soluções na plataforma www.inovemaispr.com.br

Os projetos estão sendo desenvolvidos ao longo do semestre, sendo que no fim do mês passado foram transformados em protótipo e vídeo de um minuto, em que a ideia é apresentada. No dia 15 de setembro, serão anunciados os vencedores dos melhores projetos, sendo um de cada desafio.

Elaine explica que a equipe do Senai Centro Internacional de Inovação vem trabalhando há mais de um ano no desenvolvimento do Projeto Desafio Senai de Projetos Integradores para fortalecer a cultura pelo empreendedorismo inovador em sala de aula.

Empenho e foco

Na unidade de Santo Antonio da Platina, Norte do estado, onde os estudantes venceram a etapa nacional do Inova Senai, no ano passado, os esforços são grandes para trazer mais uma premiação. “Os alunos estão muito empenhados e com grande foco para obter destaque nos dois novos projetos cadastrados”, diz Tatiana Néspoli de Oliveira, orientadora pedagógica da unidade.

Um dos projetos é na área de transformação de resíduos, em que está sendo trabalhada a coleta seletiva de lixo eletrônico. O outro, em energia renovável, busca criar um sistema que usa energia solar para reduzir o esforço físico de condutores de carrinhos de coleta de material reciclável. No primeiro, estão envolvidos os alunos dos cursos técnicos de Logística, Informática e Segurança do Trabalho; e no segundo, estudantes de Automação, Eletromecânica e Eletrotécnica.

A equipe premiada no Inova Senai de 2014 desenvolveu uma cadeira de rodas que transpõe obstáculos. Por ser um protótipo, o projeto ainda vem sendo trabalhado para ser cada vez mais aperfeiçoado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.