Com o objetivo de trazer a inovação para as salas de aula, o Desafio Senai de Projetos Integradores mobilizou mais de 2.200 alunos de cursos técnicos em todo o Brasil, envolvidos em 571 projetos, na busca de soluções a problemas enfrentados pelas indústrias do país. No Paraná, mais de 350 estudantes apresentaram projetos. Vinte e seis trabalhos foram selecionados e serão avaliados por uma banca regional.
A iniciativa é do Senai Nacional, com apoio do Senai Centro Internacional de Inovação, em Curitiba. De acordo com Elaine Cristina de Andrade, da área de Educação do Senai no Paraná, sob a orientação dos professores, os alunos trabalham em sala o desenvolvimento de projetos relacionados a quatro desafios: a transformação de resíduos industriais em aplicações que produzam valor à sociedade, a ampliação do uso de energia renovável em residências ou em empresas, a mobilidade urbana com tecnologias e sistemas de informação e comunicação eficientes, e a otimização do uso da água nos processos de fabricação, com soluções econômicas.
Segundo Elaine, o desafio tem dois pontos principais. “O primeiro é a integração dos alunos para que durante o aprendizado por projetos, se inspirem no caminho do empreendedorismo e vislumbrem novas oportunidades no real contexto em que estão inseridos. O segundo é vincular o aprendizado técnico com mais um curso diferente, o que se transforma em desafio para o aluno e para o docente orientador”, diz.
Empreendedorismo inovador
Os estudantes que participam do desafio, interagem e postam suas ideias e soluções na plataforma www.inovemaispr.com.br
Os projetos estão sendo desenvolvidos ao longo do semestre, sendo que no fim do mês passado foram transformados em protótipo e vídeo de um minuto, em que a ideia é apresentada. No dia 15 de setembro, serão anunciados os vencedores dos melhores projetos, sendo um de cada desafio.
Elaine explica que a equipe do Senai Centro Internacional de Inovação vem trabalhando há mais de um ano no desenvolvimento do Projeto Desafio Senai de Projetos Integradores para fortalecer a cultura pelo empreendedorismo inovador em sala de aula.
Empenho e foco
Na unidade de Santo Antonio da Platina, Norte do estado, onde os estudantes venceram a etapa nacional do Inova Senai, no ano passado, os esforços são grandes para trazer mais uma premiação. “Os alunos estão muito empenhados e com grande foco para obter destaque nos dois novos projetos cadastrados”, diz Tatiana Néspoli de Oliveira, orientadora pedagógica da unidade.
Um dos projetos é na área de transformação de resíduos, em que está sendo trabalhada a coleta seletiva de lixo eletrônico. O outro, em energia renovável, busca criar um sistema que usa energia solar para reduzir o esforço físico de condutores de carrinhos de coleta de material reciclável. No primeiro, estão envolvidos os alunos dos cursos técnicos de Logística, Informática e Segurança do Trabalho; e no segundo, estudantes de Automação, Eletromecânica e Eletrotécnica.
A equipe premiada no Inova Senai de 2014 desenvolveu uma cadeira de rodas que transpõe obstáculos. Por ser um protótipo, o projeto ainda vem sendo trabalhado para ser cada vez mais aperfeiçoado.