Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




COMO FUNCIONA18/04/2016 - Atualizado em 19/04/2016

Conheça o trabalho das equipes do Econômico, Fomento e Desenvolvimento

A Fiep existe para fortalecer a indústria. Mas como atua nesse fortalecimento? Diversas ações, produtos e serviços foram desenvolvidos em prol da defesa do industrial. Confira como a equipe de Economia, Desenvolvimento e Fomento trabalha para melhorar a competitividade do setor.
clique para ampliarclique para ampliarMarcelo Percicotti; Ana Cristina Rodrigues; Ana Lúcia Gonçalves; Cláudia Martins; Daniel Fedato; Eduardo Kossovski; Evânio Felippe; Faustina Melo; Jerri Chequin; João Guimarães; Marcelo Alves; Neide (Claudineide); Paola de Oliveira; Regina Czelusniak; Roberta Azevedo Roberto Zurcher; Rodrigo Ozon; Thiago Ramos Pinto; Viviane Gariba de Souza.

Formada por três equipes de trabalho, a gerência de Economia, Desenvolvimento e Fomento atua focada no ambiente competitivo das indústrias. O Departamento Econômico monitora as variáveis que influenciam a dinâmica da indústria paranaense. A competitividade das cadeias produtivas e o desenvolvimento regional fica por conta da Coordenação de Desenvolvimento. E as alternativas de acesso ao crédito pela Coordenação de Fomento. Vinte colaboradores fazem parte deste time. 

Departamento Econômico: de olho no mercado

Pioneira na análise de alguns indicadores de desempenho setorial, a área é referência na produção de análises da dinâmica competitiva da indústria paranaense. O boletim de Indicadores Conjunturais – que mede o desempenho industrial – “tem o pioneirismo em metodologias de investigação de variáveis como vendas e compras industriais e é considerado uma referência de qualidade e resultado efetivo para a CNI”, conta o gerente da área Marcelo Percicotti.

O Departamento trabalha com publicações mensais como Índices de Confiança (do Empresário Industrial e do Empresário da Construção Civil), e Boletins (de Indicadores Conjunturais e de Desempenho do Comércio Exterior do Paraná). São estudos que balizam a decisão de muitos empresários – da indústria paranaense e de outros setores, como fornecedores.

Desenvolvimento: foco na cadeia produtiva

A coordenação existe desde dezembro de 2009. É uma experiência sem parâmetro de comparação com outras federações. É um projeto inovador e tem a função de contribuir com a tomada de decisões e com frentes estratégicas de desenvolvimento de cadeias produtivas, traduzindo no fortalecimento da competitividade da indústria.

O Desenvolvimento reúne especialistas em desenvolvimento econômico e assessora projetos dos sindicatos empresariais no que se refere ao fortalecimento de cadeias produtivas, arranjos produtivos locais e programas de desenvolvimento regional.

Dentre as ações que a Coordenação desenvolve estão panoramas setoriais (exemplos: indústria do trigo, setor de celulose e papel, móveis).

Também, auxilia em planos de negócios para o Sesi, Senai e IEL, contribuindo para o desenvolvimento de novos produtos - como exemplo, os planos de negócios de todos os Institutos Senai de Inovação e de Tecnologia no Paraná e Brasil.

Fomento: facilitação de crédito para o industrial

A coordenação de Fomento é uma área que atua diretamente com o empresário industrial. É um agente estratégico no acesso a recursos financeiros. “Dependendo da necessidade de crédito e o perfil da indústria conseguimos orientar para as melhores alternativas de capitalização”, afirma o coordenador da área Eduardo Kossovski.

A área também se relaciona com o público por meio de eventos e atendimentos presenciais. “Além disso, fazemos a articulação com agentes financeiros para a busca de um ambiente favorável à indústria no acesso ao crédito”, afirma Kossovski, que também é o colaborador mais antigo dentro do Fomento. Hoje, a Coordenação de Fomento é o único posto de informações do BNDES no Paraná. A CNI, reconhecendo a relevância do trabalho da Coordenação de Fomento, conta com a apoio dessa equipe para a estruturação de uma rede nacional de acesso ao crédito no Sistema Indústria.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.