Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Unidades de A a Z23/09/2016 - Atualizado em 26/09/2016

Conheça a história da unidade Maringá CTM

.

A história do Senai Maringá CTM começa em 1996, quando a prefeitura inaugurou um prédio para abrigar uma unidade do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), que acabou não indo para Maringá. A pedido do município, após a inauguração, o Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá) fez um estudo  para dar destinação ao prédio e, em 1998, considerando a vocação industrial do município, foi proposto que se implantasse uma escola técnica para atender prioritariamente os segmentos de metalmecânica e vestuário. Na época, o Sindimetal e o Sindvest criaram a Fundação Tecnópolis de Maringá que apresentou um projeto ao MEC, pleiteando recursos do Proep (Programa de Expansão da Educação Profissional) do Governo Federal, para implantar no local o Centro Tecnológico de Maringá - CTM.

Em 2001, o projeto foi aprovado e o local passou a ser denominado CTM (Centro Tecnológico de Maringá). Porém, antes mesmo que os cursos começassem, houve mudança do Governo Federal em 2003, que contingenciou todos os projetos do Proep, paralisando a implantação do CTM. Entre 2001 e 2007, o local abrigou cursos de Engenharia da UEM.

Em 2005 houve novamente a  liberação de recursos pelo  Governo Federal, e em 2007 o Senai entrou como interveniente no convênio firmado entre o MEC e a Fundação Tecnópolis para  a operação do Centro.

Ainda em 2007 o Senai reformou o imóvel  e realizou melhorias e adequações para receber todos os equipamentos e mobiliário oriundos da Fundação Tecnópolis e do Senai Maringá (Zona 5). O Senai Maringá  CTM começou efetivamente a funcionar em janeiro de 2008 e foi inaugurado em 26 de junho do mesmo ano,  ofertando vários cursos Técnicos na área de Metalmecânica, Vestuário e Automação.

.

Em 2013, a prefeitura doou o prédio ao Senai para implantação do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica. Desde 2014 o Senai Maringá CTM opera na condição de IST em Metalmecânica.

Hoje os principais serviços são:

1-      Em educação: Cursos de Aprendizagem, de qualificação e Cursos Técnicos nas áreas de Metalmecânica, Eletroeletrônica, Automação, TIC e Gestão.

2-      Em STI: Consultoria, Desenvolvimento de Produtos, Metrologia, Serviços operacionais e certificação de produtos.

Desde 2014 a Unidade conta com um Laboratório Aberto e que faz parte da rede Sibratec Shop (MCTIC- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Sebrae e Senai) sendo o único do Senai no sul do Brasil. O Laboratório aberto é um espaço destinado a inovação, onde a indústria, os alunos e a comunidade em geral podem desenvolver suas ideias e produtos utilizando a estrutura do Senai, no conceito da inovação aberta e do "faça você mesmo".

COMENTÁRIOS

Lillian A Avalos - Quarta-feira, 13 de Setembro de 2023 - 11:23:51 - Sao Paulo/AC

Recentemente, o mundo dos cassinos on-line ficou louco com um jogo de caça-níqueis incomum chamado Fortune Tiger ou "jogo do tigre". Ele tomou conta das mídias sociais e se tornou um sucesso entre pessoas de todo o Brasil. Então, por que ele é tão popular? Leia este artigo para descobrir: https://fortunetigerjogo.com/

Maria Suarez - Terça-feira, 18 de Julho de 2023 - 10:26:20 - Madrid/AC

Quando se trata da minha experiencia pessoal, posso dizer que tive otimas impressoes ao explorar o Pagina oficial do Penalty Shoot Out. A diversidade de jogos disponiveis e incrivel, oferecendo aos jogadores uma ampla variedade de opcoes para escolher e se divertir. Alem disso, a navegacao pelo site e simples, com uma interface amigavel e intuitiva que facilita encontrar os jogos desejados.

No que diz respeito a seguranca e confiabilidade, o site parece atender aos padroes necessarios. No entanto, e sempre essencial revisar as regras e limitacoes especificas de cada plataforma para garantir uma experiencia de jogo bem informada. Afinal, nada melhor do que jogar com tranquilidade e aproveitar ao maximo a diversao!

João Batista - Quinta-feira, 10 de Março de 2022 - 08:32:32 - Maringa/PR

Gostaria de me matricular no curso de elétrica avançada

jaan - Sábado, 30 de Junho de 2018 - 03:25:05 - df/PB

Creating your own rocketmail login account is pretty simple and you can easily sign up for a new account by following the steps given below. The process can be done in just 15 minutes. Users of rocketmail.com are using the same service through Yahoo Mail with their own rocketmail sign up Ids. At presently, Yahoo has over 200 Million users around the globe and all of them are using the same interface i.e. Yahoo.

Kammi - Domingo, 02 de Julho de 2017 - 01:31:21 - Segunda-feira/AM

jasa pembuatan website bersama CV http://www.akkarya.com which is supported by sewa mobil di lombok dan rental mobil lombok dari sewa bus pariwisata lombok bersama rental mobil murah di lombok. Selaku jual botol dan pju tenaga surya lampu sehen kami mendukung pompa air tanpa listrik agar terus maju bersama jual solar cell dan tenaga surya demi suksesnya tukang taman surabaya

Happy Veterans Day Images - Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016 - 15:39:24 - Hyderabad/MG

Hi, Thank you for the amazing post, I will be awaiting for your next post.

Happy Veterans Day Quotes

govt jobs 2016 - Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016 - 03:59:20 - hyderabad/PE

Gmail Login 4 a Unidade conta com um Laboratório Aberto e que faz parte da rede Sibratec Shop (MCTIC- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Sebrae e Senai) sendo o único do Senai no sul do Brasil. O Laboratório aberto é um espaço destinado a inovação gmail.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.