Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Unidades de A a Z12/09/2016

Conheça a história da unidade de Marechal Cândido Rondon

.

No Wikipedia, a origem de nossa cidade de hoje, na editoria Unidades de A a Z, é contada assim:

“A história do município se divide em duas partes, antes e depois da Maripá, a Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A.”

E como não trazer essa referência para abrir também nossa matéria sobre Marechal Cândido Rondon? Uma cidade que tem na indústria seu principal marco de criação. De acordo com o site, a região onde está hoje o município foi habitada inicialmente por espanhóis e ingleses, que viviam da exploração da erva-mate e da madeira.

Educação Infantil no início do ano 2000

O segundo ciclo de colonização da região veio de uma transação comercial – a Maripá comprou a Fazenda Britânia, em 1946, dando início a uma nova fase de desenvolvimento. Hoje, a cidade - que leva o nome de um geógrafo, reconhecido como “desbravador e sertanista” – tem cerca de 55 mil habitantes e mantém uma cultura fortemente germânica e também gauchesca.

clique para ampliarclique para ampliarO homem Marechal

No mês de seu aniversário, Rondon é celebrada com boi no rolete, muito chimarrão e cuca de requeijão, pra prestigiar a forte produção leiteira das redondezas, que tem em sua base indústrias de peso do setor, como a Frimesa.

O Sistema Fiep chegou a Rondon no dia 11 de maio de 1990, pelo Sesi, com serviços odontológicos e curso de datilografia.

Em 2010, a unidade fez um convênio com a prefeitura, que cedeu um imóvel para o início das atividades do Colégio Sesi. Com o novo prédio, mais espaçoso, foi possível juntar num mesmo endereço os serviços do Sesi e do Senai.

“Em 2012, com o PAC Senai, começamos a construção de uma estrutura na cidade”, conta o gerente da Unidade Thiago D’Arisbo. Então, em 20 de maio de 2015, com a inauguração do bloco Senai, as casas foram unidas em uma Unidade própria e compartilhada, que hoje tem cerca de 35 colaboradores e atende a uma região de 11 municípios.

“Em 2014, começamos a nos preparar como time para ‘virar a chave’ e passarmos a atender de forma mais integrada. Desde então, temos trabalhado na estruturação de uma nova realidade de atuação. Vem sendo uma construção perene”, explica Thiago. Atualmente a unidade tem apenas uma sala de coordenação de Educação, que atende tanto Sesi quanto Senai. A mesma solução foi adotada para o atendimento de apoio pedagógico e secretaria.

.

Com a integração de serviços, Marechal Cândido Rondon consegue ter uma média de 4 mil matrículas na Educação Continuada, 150 matrículas na EJA e 4.300 matrículas nos cursos do Senai. “Temos uma comunidade que valoriza muito o potencial local e isso ajuda muito a chegarmos às indústrias locais”, finaliza Thiago.

COMENTÁRIOS

oliva - Sexta-feira, 02 de Outubro de 2020 - 05:15:38 - delhi/ES

Nice post thanks to provide information
Halloween picture ideas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.