Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




ODM03/12/2013

Congresso Nós Podemos Paraná discute desenvolvimento local e inovação social

Promovido pelo Sesi, evento reuniu especialistas e cases de sucesso em transformação e cidadania
clique para ampliar>clique para ampliarTânia Zapata: desenvolvimento local com foco no capital humano (Foto: Mauro Frasson)

“Onde tem gente, tem inteligência, inovação e solução e o principal ativo do desenvolvimento local é o capital humano”. Essa afirmação é da socióloga Tânia Zapata, que abriu o 6º Congresso Nós Podemos Paraná, promovido pelo Sesi, nesta terça-feira (3), no Campus da Indústria, em Curitiba.

Com especialização em desenvolvimento humano em Paris, a socióloga explicou que só se consegue o desenvolvimento de uma localidade a partir da intencionalidade séria e da ação coletiva organizada. “Desenvolvimento é diferente de crescimento. Quando você está conectado em rede, há desenvolvimento; uma pessoa não consegue nada sozinha”, disse durante a abertura do Congresso. “Desenvolvimento se faz com gente, ideias inovadoras, parcerias, articulação de políticas públicas e participação social”, completou.

O evento desse ano, com o tema “Eu pertenço a este município. O que eu faço que contribui com o seu desenvolvimento?”, teve transmissão pela internet e foi acompanhado por mais de 600 pessoas. “Esse ano resolvemos inovar para que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pudesse ter acesso ao conhecimento sobre desenvolvimento local”, explica Maria Aparecida Zago Udenal, coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná.

Também participaram do Congresso Caroline Arns de Arruda, representando o Sesi no Paraná e Maria Tereza Uille Gomes, Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná. 

Leia mais

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.