Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




INTERNACIONAL07/07/2017 - Atualizado em 10/07/2017

Compartilhando conhecimentos muito além do Paraná

Saiba como nosso trabalho tem transformado vidas na Alemanha e nos EUA


O trabalho que realizamos já ultrapassa fronteiras graças aos projetos de intercâmbio que realizamos com indústrias e instituições de ensino. Conheça duas iniciativas que vêm contribuindo para o desenvolvimento de profissionais na Alemanha e nos Estados Unidos:

Steinbeis e foco na internacionalização

A parceria entre o Sistema Fiep e a Universidade de Steinbeis começou em 2014. De lá para cá, já recebemos cerca de 400 alunos, profissionais que já atuam em indústrias alemãs e que vêm ao Brasil para aprender sobre internacionalização. Os intercambistas participam de seminários de gestão, visitam empresas da região e, ao final do período, desenvolvem projetos para aplicar nas indústrias onde trabalham.

Além desse intercâmbio, que também já levou alunos das Faculdades da Indústria para a Alemanha, outras parcerias com a instituição devem trazer benefícios para o Sistema Fiep, como a consultoria sobre um modelo de negócio que será replicado na nossa empresa. O objetivo é nos tornarmos referência na formação e aprimoramento de profissionais para a indústria.

Para Franziska Koch, gerente de projetos internacionais da Steinbeis, “no Sistema Fiep há recursos que realmente agregam valor e contribuem para a evolução das empresas, o que possibilita a retenção de talentos e aumenta a empregabilidade dos alunos”.

Equipe responsável
                                          pelo projeto.
Equipe de projetos.

Texas Tech University e o Brazilian Experience

Outro projeto é o Brazilian Experience, com parceria da Texas Tech University - TTU, a segunda melhor universidade dos Estados Unidos em formação de engenheiros. Com a iniciativa, promovemos o intercâmbio de estagiários norte-americanos em nossas instalações, o que é fundamental, já que a experiência internacional é um dos requisitos da Texas Tech University para a formação de seus alunos.

Nas últimas semanas, apresentamos o Sistema Fiep para os diretores da TTU, com o intuito de identificar outros pontos de sinergia além do intercâmbio de alunos e na sequência eles visitaram nosso Instituto Senai de Tecnologia de Meio Ambiente, onde os alunos de Engenharia da TTU, estão realizando estágio.

George Spoth, diretor da TTU, acredita que “é necessário ter a mente aberta e conhecer novas culturas para se tornar um bom profissional em qualquer área e, por isso, a exigência de uma experiência internacional”.

Participantes do projeto e equipe do Sistema Fiep.
Participantes do projeto e equipe do Sistema Fiep.