Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Diversidade e inclusão02/09/2014

Colégio Sesi recebe palestrante deficiente auditivo

clique para ampliar>clique para ampliarCampagnolo conversou com o palestrante

No dia 26 de agosto, o Colégio Sesi recebeu o palestrante Carlos Alberto Santana Junior, em mais um evento voltado à temática Diversidade e Inclusão.

Carlos tem 27 anos, é massoterapeuta e nasceu deficiente auditivo. A partir dos 10 anos começou a perder também a visão. O fato de não ouvir e de ter apenas um mínimo resíduo da visão dificulta sua comunicação de Carlos com o mundo exterior. Assim, ele se comunica com as outras pessoas por sinais – a Libras (língua brasileira de sinais) – e apreende o que acontece pelo tato, usando uma versão diferente da língua de sinais, a Libras Tátil e a Comunicação Háptica, pouco comum no Brasil.

Durante a palestra intitulada “A Escada da Vida”, Carlos Alberto compartilhou sua história de vida com alunos, professores e equipes pedagógicas do Colégio Sesi, dando um show de otimismo e superação. Devido a sua deficiência, o palestrante contou com a intermediação do casal de guias-intérpretes Hélio Fonseca de Araújo e Regiane Pereira, que o acompanham nas palestras que ele faz em escolas, universidades e congressos em todo o país.

A Rede Sesi de Ensino Médio no Paraná tem desenvolvido ações para a criação de uma cultura de valorização da diversidade. Este evento é uma dessas ações, que contribuiu para  estimular nos profissionais e educadores da Rede a reflexão sobre o tema, visando estratégias de intervenção preventivas e afirmativas, além de proporcionar aos alunos e alunas um momento ímpar de aprendizado de valores.

A palestra foi transmitida do Campus da Indústria a todos os colégios da Rede por videoconferência e contou com a presença do presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

COMENTÁRIOS

Fatima Muller - Quarta-feira, 03 de Setembro de 2014 - 11:25:34 - Curitiba/PR

Meu filho que estudo no Sesi Internacional achou a palestra excelente, um belo exemplo de superação. Nas palavras dele disse: "se ele pode tudo isso não há nada que eu não possa". Parabéns ao Sistema pela iniciativa!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.