Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Inovação e Ciências17/11/2014

Colégio Sesi Guarapuava conquista prêmio na III Ficiencias

O Colégio Sesi Guarapuava conquistou dois prêmios por “aclamação popular” durante a III FICIENCIAS – Feira de Inovação das Ciências e Engenharias evento internacional que está ocorrendo em Foz do Iguaçu durante toda essa semana.  Ao todo foram 150 projetos inscritos. O minhocário caseiro é um sistema de compostagem doméstica, que transforma os resíduos orgânicos produzidos no lar em adubo.

Com um “Minhocário Caseiro” é possível reduzir até 70% do lixo que é colocado para fora de casa de maneira simples e sadia. O sistema é composto por três caixas plásticas encaixadas na vertical, minhocas e terra. As duas caixas superiores contém pequenos furos na base que servem de passagem para as minhocas e para escoar o líquido proveniente da compostagem. A caixa do topo receberá os alimentos e quando estiver cheia troca de posição com a caixa do meio.

Este ciclo se repete até seja preciso a retirada do excesso de húmus. A caixa inferior, da base, irá coletar o líquido biofertilizante. Como produto final da compostagem com minhocário caseiro teremos: um líquido rico em nutrientes chamado biofertilizante natural, que pode ser utilizado para regar todos os tipos de plantas; e um composto (húmus) que pode ser utilizado na produção de frutas e hortaliças, em projetos paisagísticos, recuperação de solos pobres em nutrientes, reflorestamentos e outros.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.