Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Dia da Mulher11/03/2014 - Atualizado em 12/03/2014

Colaboradoras participam de palestra com Sônia Bridi

clique para ampliar>clique para ampliarSônia Bridi contou da experiência de trabalho em outros países e do papel da mulher na sociedade (Foto: Mauro Frasson)

O Dia da Mulher foi comemorado nesta terça-feira (11) com uma palestra da jornalista Sônia Bridi para todas as colaboradoras. Elas puderam conhecer a história de vida e as experiências da atual repórter do Fantástico e que já foi correspondente internacional em Londres, Nova York, Paris e Pequim. A palestra aconteceu no Campus da Indústria, em Curitiba, e foi transmitida, via videoconferência, para todo o Paraná.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, deu as boas-vindas às colaboradoras e destacou a política organizacional da entidade com relação ao Programa de Equidade de Gênero e da valorização da mulher.

Sônia Bridi conversou com as colaboradoras sobre o papel da mulher na sociedade, no ambiente de trabalho e sobre suas experiências no exterior e com reportagens especiais que abordaram temas como o aquecimento global em vários países do mundo. “Nós é que temos que assumir essa linha de frente e mudar hábitos. Somos nós que temos que derrubar essas barreiras e impor nossos limites”, disse.

clique para ampliar>clique para ampliarSônia recebe a publicação sobre relações de gênero na indústria do presidente Edson Campagnolo e Sueli Campagnolo (Foto: Mauro Frasson)

A jornalista também contou como conseguiu conciliar a família com suas viagens, a criação dos filhos e sua relação com seus pais. Ela também lembrou de casos de preconceito no jornalismo e da diferença de cultura e do papel das mulheres no Brasil e em outros países. “Na China houve uma tentativa de igualdade, a vice-presidente do país é uma mulher e a mulher mais rica do mundo é uma empreendedora chinesa. Aqui no Brasil ainda acontece abuso da mulher dentro de casa e violência doméstica; uma sociedade que aceita isso não evolui”, questionou.

Sônia ainda lembrou de uma professora que teve durante o ensino fundamental e que estava presente no auditório dizendo que ela teve papel importante na sua decisão pelo jornalismo. “Na época ela disse: “você tem uma boa redação, pode ser uma grande jornalista” e isso fez toda a diferença. Cabe a nós dizer para as meninas que elas podem ser quem elas querem e que não precisam se esconder”, contou. “Quanto mais machista, mais atrasado é um país”, finalizou. 

Clique aqui e veja mais fotos, vídeo e o depoimento de algumas colaboradoras sobre a palestra e como elas veem a atuação da mulher no Sistema Fiep

COMENTÁRIOS

Claudia Penha da Silva - Quinta-feira, 13 de Março de 2014 - 07:08:52 - SãoJosédosPinhais/PR

Parabéns!! Gostei principalmente da iniciativa da professora em reconhecer as habilidades de uma aluna e veio a ser uma profissional de talento. Aproveitando o espaço, parabéns Fiep pelo aniversário de 70 anos neste ano.

ERIKA LUCIANE SANTOS DE GEUS - Quarta-feira, 12 de Março de 2014 - 16:27:38 - Telêmaco Borba/PR

Excelente a Palestra com a Sônia Bridi, além de mostrar a força feminina no mercado de trabalho, pudemos viajar com ela por várias partes do mundo através de suas histórias e vivencias profissional. Obrigada Sistema FIEP por nos proporcionar esse momento! Erika

Ana Paula Leitoles Remer - Quarta-feira, 12 de Março de 2014 - 09:34:21 - Curitiba/PR

Adorei a "conversa" com a Sonia Bridi! De forma muito simples, ela demonstra a força da mulher dentro da sociedade, nós que somos profissionais, mães, esposas, filhas e que não precisamos abrir mão de um ou outro papel em razão de outro. Parabenizo o Sistema Fiep pela iniciativa!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.